Qua, 26 de julho de 2017, 14:37

HU promove ciclo de palestras sobre as hepatites virais
Epidemia dita “silenciosa”, que tem graves consequências para a saúde, foi tema dos debates que precedem o 28 de julho, dia mundial contra a hepatite

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) abriu, na tarde de hoje, 25, a Semana de Conscientização sobre as Hepatites Virais, com um ciclo de palestras direcionadas a colaboradores, profissionais, estudantes e residentes. A iniciativa, batizada de “julho amarelo”, buscou trazer informação sobre diagnóstico e prevenção das hepatites. O evento foi organizado pela equipe do serviço de hepatologia do HU, composto pelas facilitadoras Rita Figueiredo, Jeane Almeida, Grace Doria e Samara Lopes.

Na fala inaugural, a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, explicou que as epidemias de hepatite costumam ser assintomáticas. “Estamos diante de uma epidemia silenciosa. A conscientização sobre as hepatites é caminho obrigatório à prevenção”, ponderou.

Segundo a chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HU-UFS, Márcia Lima, o hospital mantém a notificação compulsória ao município de Aracaju desde 2006. “Aquilo que passamos ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) contribui para a melhora constante do nosso próprio atendimento”, acrescentou.

A primeira palestra foi dada pela enfermeira do HU, Jeane Almeida, que traçou um perfil epidemiológico das hepatites virais. “Sem um adequado conhecimento da condição de portador, a hepatite pode evoluir para um quadro clínico grave”, relatou. A enfermeira explanou que as hepatites causadas por vírus têm a capacidade de destruir o fígado nas suas formas aguda e crônica.

Na continuação, os médicos Maurício Pacheco e Kellyane Carvalho, e a enfermeira Rita Figueiredo, todos colaboradores do HU-UFS, falaram sobre cada uma das hepatites (A, B, C, D e E), desde o diagnóstico sorológico até a importância da assistência de enfermagem no contexto ambulatorial. “Ainda temos uma elevada mortalidade por falha hepática fulminante, cirrose e câncer”, frisou Rita. Em regra, as enfermidades virais que podem evoluir a uma forma crônica e devem ser prevenidas são as hepatites B e C.

Para completar o time de palestrantes, a médica Tereza Virgínia e a farmacêutica Celina Almeida, ambas também do HU-UFS, justificaram tópicos relacionados à imunização e ao tratamento e aquisição de medicamentos.

Amanhã e quinta-feira, 26 e 27, as atividades da semana de conscientização continuam. Os estudantes da Liga de Enfermagem de Hepatites Virais da UFS realizarão testagens rápidas para hepatites B e C com os usuários do HU, além de palestras educativas sobre cada uma das variantes virais e as suas respectivas ações de prevenção, sob a coordenação da enfermeira e professora da UFS, Lígia Lemos.

Unidade de Comunicação Social do HU