Qua, 26 de julho de 2017, 16:24

HU oferece exame que pode relacionar câncer anorretal ao HPV
Para acesso ao exame anuscopia no HU, é necessário ter um encaminhamento médico. O atendimento é feito na Clínica Cirúrgica do Ambulatório do HU-UFS
Atendimento é conduzido pela ginecologista e obstetra Júlia Dias e por toda a sua equipe. (foto: Unidade de Comunicação Social do HU)

Quase 90% dos casos de câncer anorretais têm relação com o Human Papiloma Virus (HPV), problema que atinge a pele e as mucosas e se manifesta por meio de verrugas ou lesões percursoras de câncer. O diagnóstico para esse tipo de câncer pode ser ofertado por meio de um exame denominado anuscopia, como declara a chefe da Unidade de Atenção à Mulher do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), Júlia Dias.

Ela, que é uma das responsáveis pelo procedimento na instituição de saúde, atua com uma equipe de estudantes da graduação e residentes. “Esse exame, do ponto de vista da patologia cervical, é indicado para toda paciente diagnosticada com HPV ou HIV, neste caso devido à baixa imunidade. No HU, a mulher tem acesso facilitado a esse procedimento, o que permite identificar e tratar lesões anorretais”, esclarece a ginecologista.

A profissional explica que o procedimento é rápido. “O exame anuscopia é simples e o tratamento, quando recomendado, pode ser feito com uma cauterização. É bom ressaltar que, independente da prática de sexo anal, é preciso ficar atenta, pois o vírus [HPV] pode passar facilmente da vagina para o ânus”, diz. “É por isso que pacientes com história de verrugas genitais devem ser submetidas ao exame anuscópico, a fim de investigar e rastrear essas lesões”, complementa.

Vacina

A médica destaca que o uso do preservativo e a vacina contra o HPV ainda são grandes aliados na luta contra o câncer anorretal. Estudos internacionais recentes indicam a eficácia da vacina na prevenção das infecções pelo HPV.

No Brasil, por meio de campanhas educativas, o Ministério da Saúde vem alertando sobre os riscos de contágio pelo vírus HPV, informando que é possível contaminar-se com uma única exposição, e que a transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, sendo que a principal forma é pela via sexual, o que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Portanto, segundo o MS, o contágio pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.

“O Brasil ainda continua com uma incidência muito alta de câncer de ânus. A vacina contra o HPV é importantíssima, porque aumenta a imunidade consideravelmente. Lembrando que mulheres contaminadas com HPV ou que tenham baixa imunidade causada por vírus como o HIV são mais predispostas. Sintomas como coceira, sangramento, dor ou ferida no ânus também são sinais que merecem ser investigados”, alerta a ginecologista.

Para ter acesso ao exame anuscopia no HU, é necessário ter um encaminhamento médico. O atendimento é feito na Clínica Cirúrgica do Ambulatório do HU-UFS, e é conduzido pela ginecologista e obstetra Júlia Dias e por toda a sua equipe.

Unidade de Comunicação Social do HU

Atualizado em: Qua, 26 de julho de 2017, 16:37