Qui, 03 de agosto de 2017, 15:40

UFS e Instituto Marcelo Déda celebram termo de cooperação
Acordo estabelece colaboração técnica, científica e pedagógica entre as partes

A história política de Marcelo Déda foi marcada pela presença da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Nela, o simãodiense começou sua militância – estudante de Direito, presidiu o Diretório Central dos Estudantes (DCE) – e dali construiu sua carreira cujo auge aconteceu quando governou o estado de Sergipe por dois mandatos, até seu falecimento em 2013 – posto em que atuou ativamente no processo de expansão da Universidade.

Essa relação continuará viva, principalmente a partir de um termo de cooperação assinado na manhã desta quinta-feira, 03, entre a UFS e o Instituto Marcelo Déda (IMD) – entidade criada após sua morte, com o fim de preservar sua memória e estimular a difusão da cultura e à formação sociopolítica. O evento aconteceu durante um café da manhã, no gabinete do Reitor.

Clique aqui para ver as fotos

Reitor Angelo Antoniolli assina termo de cooperação (Foto: Scheila Reis / Ascom UFS)

Segundo Eliane Aquino, viúva de Marcelo Déda e ex-presidenta do IMD, a parceria tem dois objetivos. “Um deles é disponibilizar todo o acervo de que dispomos - que dizem respeito à sua atuação como político, estadista, poeta, intelectual - para a comunidade acadêmica, a quem queira utilizar esse material em projetos de extensão, de pesquisa”, explica. “Outro objetivo é a promoção de projetos com atuação na responsabilidade social”, esclarece Eliane, que atualmente é vice-prefeita de Aracaju.

Eliane defende que, além de preservar a memória de Marcelo Déda, é importante levar sua história às novas gerações. “Uma frase que ouço bastante, de jovens principalmente, que pesquisam a história de Déda, seus discursos, é ‘como ele faz falta nesse momento do país!’”, declara. “Estamos muito felizes com a parceria! Desde o início [do IMD], queríamos estar perto da UFS, porque tem muito a ver com Marcelo, pelo amor dele, pela luta dele, pelo pensamento dele em pensar Sergipe para o futuro”, enaltece Eliane.

O reitor Angelo Antoniolli destaca o legado de Marcelo Déda, inclusive para a UFS. “As histórias devem ser contadas e devem ter continuidade. Para nós é uma alegria, uma satisfação essa parceria, para, de alguma forma, vivenciarmos uma reflexão para enfrentar esse momento que estamos passando”, pontua o reitor. “Estamos enfrentando uma situação, política e econômica, de dificuldades. Há uma crise que não é nossa, é nacional, é do Estado brasileiro: o país não tem uma política clara de como devem caminhar os investimentos na educação, na saúde”, esclarece.

Angelo remete a parceria de agora, com o Instituto Marcelo Déda, à cooperação do ex-governador com a Universidade. “Eu tenho admiração e respeito por Marcelo Déda. Ele deixou um legado muito bonito, de um estadista, de um sujeito que defendia as políticas públicas como nós também pensamos”, salienta.

Marcelo Déda e a UFS

Formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, Marcelo Déda presidiu o DCE na mesma época em que ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores em Sergipe, no início dos anos 1980. Foi a militância que o colocou na carreira política, onde alcançou um mandato de deputado estadual, dois de deputado federal, a prefeitura de Aracaju por duas vezes e ainda repetiu a façanha vencendo duas eleições consecutivas para o governo do estado. Veio a falecer durante o segundo mandato de governador, no dia 2 de dezembro de 2013. Durante seu governo, participou ativamente do processo de expansão e interiorização da UFS, sendo um dos responsáveis pela criação do Campus da Saúde de Lagarto.

Uma de suas filhas, Yasmin Barreto, participou do café da manhã desta quinta-feira e enfatizou a relação de Déda com a UFS. “Meu pai viveu a universidade, como estudante e como militante, ele tinha uma ligação muito forte com a Universidade”, conta ela, que é também graduada pela UFS, em Comunicação Social, e atualmente cursa mestrado na instituição.

Presidente do Conselho Consultivo do IMD, Yasmin explica que o termo de cooperação contribui para socializar o acervo de Marcelo Déda. “A UFS é uma porta para tornar esse material disponível à comunidade; a obra dele é importante para conhecermos o passado e aprendermos sobre o presente, mas também para planejarmos o futuro, sobretudo nos tempos que vivemos agora”, comenta Yasmin. “Inclusive, o Instituto se solidariza com a UFS, com a situação de dificuldade que a instituição vem enfrentando”, declara.

Parceria

O termo de cooperação entre o Instituto Marcelo de Deda e a Universidade Federal de Sergipe estabelece um acordo que tem por objetivo viabilizar formas de cooperação técnica, científica e pedagógica, a fim de oferecer campos de estágios curriculares, práticas acadêmicas, pesquisas, ensino, extensão e projetos afins, por meio de ações conjuntamente articuladas.

A cooperação não prevê repasse de recursos financeiros da UFS. O prazo de vigência é de 24 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses, através de termo aditivo, se houver consentimento entre as partes.

Marcilio Costa
Jornalista – Ascom/UFS