Qui, 10 de agosto de 2017, 14:36

Pese Leve estimula colaboradores do HU através de oficina de treinamento funcional
Programa pretende beneficiar os participantes com o peso e IMC ideais, além de um percentual de gordura considerado normal

O Pese Leve é um programa desenvolvido por profissionais de Educação Física, Nutrição e Psicologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A finalidade é beneficiar os participantes com o peso e o Índice de Massa Corporal (IMC) ideais, além de um percentual de gordura considerado normal.

Nesta quinta-feira, 10, os colaboradores tiveram a oportunidade de participar de mais uma etapa da iniciativa, a oficina de treinamento funcional. Para o profissional de Educação Física do HU-UFS, Ayslan Araújo, o treinamento funcional foi a modalidade escolhida por necessitar de poucos recursos e por melhorar a aptidão física.

“Durante a oficina tentamos esclarecer algumas dúvidas dos participantes, reforçando sempre que os exercícios devem ser adaptados a cada indivíduo. São movimentos que podem ajudar, inclusive, na rotina de atividades normais das pessoas”, explicou.

A assistente administrativa Rafaela Souza participou da ação. “Desde o início do Pese Leve a gente vem trabalhando a reeducação alimentar, mudanças de comportamento. A minha expectativa é permanecer recebendo orientações, dicas, para continuar melhorando”, afirmou.

A farmacêutica Viviane Gibara concorda. “A minha alimentação depois do Pese Leve é outra, inseri as frutas em minha rotina, reduzi bastante a ingestão de doces, procuro ter uma alimentação saudável, com baixas calorias, e isso tudo melhorou bastante a minha disposição e a minha imunidade. Uma oficina como a de hoje é fundamental para que a gente possa fazer nossas atividades de forma adequada, prestar atenção à nossa postura, alongar, enfim, ter condutas adequadas em relação ao nosso corpo”, declarou.

Parceria

Quem ministrou a oficina, como convidado, foi o também profissional de Educação Física Magno Carvalho. “É o segundo encontro que tenho com as pessoas do Pese Leve, já que estive na primeira edição do programa. Esse é um projeto para estimular as pessoas a terem hábitos mais saudáveis, mas destaco que é preciso ter disciplina, pois a atividade física requer continuidade. Nosso corpo precisa de movimento, sempre”, lembrou Magno.

No ano passado, como um dos resultados do Programa Pese Leve, foi firmada uma parceria entre o HU-UFS e a academia da qual ele faz parte. Desta forma, colaboradores do HU e seus familiares têm direito a descontos nas práticas das modalidades.

Sobre o programa

O Programa Pese Leve inicia com o monitoramento do peso corporal, do índice de Massa Corporal, da circunferência abdominal e do percentual de gordura. O participante responde a um questionário com dados clínicos e faz também um recordatório nutricional, ou seja, lista todos os alimentos - tipos e quantidades - que ingeriu durante um dia.

Para integrar o programa, é necessário ter disponibilidade para participar das reuniões de avaliação e orientação. O Pese Leve é direcionado a todos os funcionários, empregados e servidores que prestam serviços ao HU-UFS. Além das avaliações e reuniões, oficinas de culinária saudável e de treinamento de exercícios físicos fazem parte da iniciativa.

Unidade de Comunicação do HU

Atualizado em: Qui, 10 de agosto de 2017, 15:19