Seg, 14 de agosto de 2017, 17:10

Codae e Departamento de Psicologia realizam parceria para otimizar atendimento psicológico
Inscrições iniciam nesta segunda-feira, 14, e os atendimentos estão previstos para o dia 21 de agosto

A partir desta segunda-feira, 14, os estudantes da Universidade Federal de Sergipe que necessitarem de atendimento psicológico aguardarão menos tempo na lista de espera. A otimização do processo é resultado da parceria firmada entre a Coordenação de Assistência e Integração do Estudante (Codae) e o Departamento de Psicologia (DPS), que também pretende ampliar o número e o alcance de atendimentos.

Serão cerca de 40 estudantes de psicologia e quatro psicólogos clínicos em ação conjunta para reduzir o tempo da lista de espera. De acordo com Antônio Barreto, coordenador da Codae, o serviço tem uma capacidade de 10 atendimentos diários, que passará a ser de 40 a 50.

De acordo com Antônio Barreto, coordenador da Codae, serão 40 a 50 atendimentos diários. (fotos: Adilson Andrade-Ascom/UFS)

A princípio, apenas a comunidade acadêmica receberá atendimento, mas a junção dos serviços tem como objetivo não apenas ampliar os atendimentos para a comunidade interna da UFS como estender a assistência para o Rosa Elze.

“Por enquanto, o Serviço de Psicologia Aplicada está sediado fora da universidade e isso vai acontecer só até o final do mês de setembro, que é quando finaliza o contrato do aluguel. Lá eles atendem apenas a comunidade de Aracaju e aqui nós vamos iniciar o atendimento de alunos e de técnicos que se inscreverem, para depois ampliarmos isso para a comunidade do Rosa Elze”, explica a chefe do Departamento de Psicologia Rejane Johann.

"Nós vamos iniciar o atendimento de alunos e de técnicos que se inscreverem, para depois ampliarmos isso para a comunidade do Rosa Elze”, explica a chefe do Departamento de Psicologia Rejane Johann.

Residências universitárias

A Codae e o DPS também atuarão nas residências universitárias de São Cristóvão, Laranjeiras e Aracaju através do apoio da professora Zenith Delabrida, que está desenvolvendo um trabalho para dar conta dos conflitos que acontecem nas residências. O programa foi elaborado junto à Codae para tentar resolver os problemas desencadeados pela situação, muitas vezes nova para alguns residentes, de convívio com pessoas que não conhecem.

Inscrições

Estudantes e técnicos-administrativos podem realizar a inscrição para atendimento psicológico preenchendo o formulário, desenvolvido pelo Serviço de Psicologia Aplicada, na secretaria da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest). As inscrições terão início nesta segunda-feira, 14, e os atendimentos estão previstos para iniciarem a partir do dia 21.

Atualizado em: Seg, 14 de agosto de 2017, 17:52