Seg, 25 de setembro de 2017, 13:18

UFS e Comitê da Bacia do Rio São Francisco firmam termo de cooperação técnica
Parceria é para a realização do II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

Foi assinado na manhã desta segunda-feira, 25, um Termo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal de Sergipe e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco a fim de que seja realizado nas dependências universitárias o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

O evento, que acontece entre os próximos dias 3 e 6 de junho de 2018, busca reunir pesquisadores das mais diversas áreas ligadas à ciência e à tecnologia para multidisciplinarizar os estudos de um dos rios mais importantes do cenário nacional.

Ao centro, Nivaldo Miranda, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (Fotos: Adilson Andrade/AscomUFS)

“São incontáveis os desafios para a conclusão de uma gestão sustentável no Rio São Francisco, a exemplo do uso das suas águas subterrâneas, aquecimento global, recuperação hidroambiental e aprofundamento do racionamento do uso da água. Dessa forma, precisamos trabalhar de forma conjunta e a parceria com uma instituição do porte da UFS só proporciona rumos positivos nesse aspecto”, salienta Nivaldo Miranda, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Para o reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Angelo Roberto Antoniolli, sediar o Simpósio é uma grande oportunidade de colocar à tona questões sociais, ambientais e históricas imprescindíveis para boa parte da população brasileira.

"Essa parceria é um passo importante para mostramos à comunidade acadêmica muito do que está sendo desenvolvido em benefício da bacia hidrográfica nas mais diversas áreas da ciência e da tecnologia”, disse o reitor.

“Conhecer o Rio São Francisco é de grande importância não só para quem sobrevive de suas águas, mas para quem vê nele uma possibilidade de reestruturação ambiental. Essa parceria é um passo importante para mostramos à comunidade acadêmica muito do que está sendo desenvolvido em benefício da bacia hidrográfica nas mais diversas áreas da ciência e da tecnologia”, disse o reitor.

A primeira edição do Simpósio foi realizada nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

Ascom UFS

Atualizado em: Seg, 25 de setembro de 2017, 16:18