Qui, 28 de setembro de 2017, 09:43

Projeto do DEA de popularização da ciência do solo recebe mais uma escola no campus de São Cristóvão
Objetivo é apresentar de forma simples e prática o conhecimento de solos para professores e estudantes do ensino básico
Foram apresentados diversos materiais didáticos, como: kits de rochas, minerais, macromonolitos, micromonolitos, sequência evolutiva dos solos, entre outros.  (fotos: arquivo pessoal)
Foram apresentados diversos materiais didáticos, como: kits de rochas, minerais, macromonolitos, micromonolitos, sequência evolutiva dos solos, entre outros. (fotos: arquivo pessoal)

Mais uma escola é recepcionada nas dependências do campus de São Cristóvão para o projeto de popularização da ciência desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Agronômica (DEA). Desta vez, 50 visitantes, entre alunos e professores, participaram da ação. Eles fazem parte do curso de Agropecuária da Escola Estadual Dom José Brandão de Castro, de Poço Redondo, que fica no Alto Sertão Sergipano.

O coordenador do projeto Airon José da Silva, professor do DEA, afirma que o principal objetivo é apresentar de forma simples e prática o conhecimento de solos para professores e estudantes do ensino básico, demonstrando possíveis recursos didáticos e experimentos que podem ser multiplicados pelos estudantes e professores em sala de aula.

“Os alunos do ensino básico são em potencial os futuros estudantes da universidade. A apresentação de recursos didáticos e o desenvolvimento de atividades na UFS permitem que os alunos tenham este contato com os cursos e estudantes de graduação”, explica o professor.

As atividades

Projeto recepcionou aproximadamente 50 visitantes, entre alunos e professores.

Na visita, foram apresentados para os estudantes diversos materiais didáticos, como: kits de rochas, minerais, macromonolitos, micromonolitos, sequência evolutiva dos solos, colorteca, tinta de solo, adubos minerais e orgânicos, esquema de erosão do solo e amostragem de solos.

Além disso, os alunos participaram de uma demonstração de erosão hídrica, onde foi comparada a perda de solo e água em três situações distintas (solo com vegetação, solo com cobertura morta e solo sem proteção).

Discutiu-se o tempo necessário para o solo ser formado e a importância de se conservá-lo. Os alunos aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre o tema e discutir sobre manejo e problemas com o solo da região semiárida. Os estudantes também relataram o problema da salinização do solo em alguns lotes dos perímetros irrigados da região.

As atividades finalizaram com a demonstração de uma coleta de solo na área externa do DEA, onde foram discutidos o processo de amostragem e a maneira de se coletar amostra de solo no campo.

Participação do projeto

Parte do evento foi realizada na área externa do DEA, onde houve coleta de solo.

O projeto de “Popularização da ciência do solo na educação básica de Sergipe” teve início em 2015, com o apoio da Fapitec (Edital 02/2015). Diversas atividades já foram realizadas, tais como: capacitação de professores na forma de minicursos, participação em feiras de ciências, visita e apresentação nas escolas e recepção de professores e alunos.

Outras atividades já estão agendadas para os meses de outubro e novembro deste ano. Professores e dirigente de escolas do ensino básico de Sergipe interessados no tema podem entrar em contato pelo e-mail aironjs@gmail.com ou pelos telefones 3194-6995 ou 3194-6929.

Com informações da coordenação do projeto