Seg, 30 de outubro de 2017, 15:24

Curso de Odontologia do campus de São Cristóvão recebe acreditação do Arcu-Sul
Reconhecimento possibilita que estudantes realizem intercâmbio em países do Mercosul
Disciplinas cursadas no exterior, na maioria dos casos, serão validadas na instituição de origem, diz Cleverson Trento, chefe do DOD.  (fotos: Adilson Andrade/Ascom-UFS)
Disciplinas cursadas no exterior, na maioria dos casos, serão validadas na instituição de origem, diz Cleverson Trento, chefe do DOD. (fotos: Adilson Andrade/Ascom-UFS)

O curso de Odontologia do campus de São Cristóvão foi reconhecido pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação (Arcu-Sul), que tem como objetivo avaliar e certificar a qualidade acadêmica. O Arcu-Sul faz parte de um acordo firmado entre os ministros de Educação de alguns países do Mercosul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai). Saiba mais aqui.

O que acontece é que agora os estudantes de Odontologia poderão realizar intercâmbio e a UFS pode receber aqueles que estejam cursando esse curso nos países do Mercosul. A validação das disciplinas cursadas no período do intercâmbio é realizada pela instituição de origem da qual o aluno faz parte, como explica Cleverson Trento, chefe do Departamento de Odontologia do campus de São Cristóvão (DOD).

“Ele vai passar por uma validação como qualquer situação normal. O que acontece, na maioria dos casos, é que a disciplina que ele cursar na instituição vai ser validada na instituição de origem. A partir do momento que se formar, ele pode procurar a mesma instituição ou instituições parceiras para poder validar o diploma nos países do Mercosul”.

Avaliação

Segundo Alaíde Hermínia, chefe do DOD durante avaliação, comissão do Arcu-Sul analisou diversas questões, como importância do curso para egressos e sociedade.

Antes da acreditação, o curso passou por uma fase de avaliação in loco, em setembro de 2014, que durou uma semana. Designadas pelo Arcu-Sul, as pesquisadoras Lilian Marly de Paula (UnB), Lilliana Raquel Missana (Argentina), Maria Renee Romero Benvenuto (Uruguai) e Juanita Rodrigues Martins (Inep/MEC) avaliaram não só os corpos docente e discente, egressos e a participação dos conselhos regionais, como também a gestão da universidade através do apoio da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

De acordo com a professora Alaíde Hermínia, que estava na chefia do DOD na época da avaliação, a comissão analisou uma série de eixos através de um questionário que focou na importância do curso de Odontologia para os egressos, para a sociedade e se preocupou com a situação de quem se forma em Odontologia em Sergipe, para onde vai e que tipo de emprego os egressos estão conseguindo.

“Para a gente foi importante porque não só atendemos ao Arcu-Sul, como esse processo de avaliação mostrou uma série de coisas que faltavam no curso: relação com egresso, mercado de trabalho e ensino, se quem você forma está sendo ouvido, o que a população espera de cada egresso da UFS e qual é o papel dele”, destaca Alaíde, que hoje está à frente da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Nesse processo de avaliação, segundo a professora, houve uma aproximação da classe odontológica para a conquista dessa acreditação. “Houve um desejo imenso de que esse curso pudesse abrir suas portas para uma interação com outros países e adequar o projeto pedagógico do nosso curso, que a gente viu o quanto ele estava engessado. Eu acho que a acreditação é da UFS, mas principalmente da classe odontológica”, ressalta.

Ações

O resultado da acreditação foi divulgado há pouco tempo, mas o Departamento de Odontologia já estava se mobilizando para pensar melhorias para o curso. De acordo com o chefe do DOD Cleverson Trento, já está sendo iniciada uma nova estruturação do currículo relacionada ao estágio supervisionado, carga horária e ementa das disciplinas.

A ideia é “adequar tanto às novas resoluções do MEC quanto ao Arcu-Sul”. “Receber esses alunos para a gente é importante porque traz novas experiências, novas culturas e isso engrandece o curso. Bem como nossos alunos têm a oportunidade de ter essas experiências fora do Brasil”, considera Cleverson.

Atualizado em: Ter, 31 de outubro de 2017, 16:21