Seg, 18 de dezembro de 2017, 11:04

Relembre os fatos que marcaram a UFS no ano de 2017
Participação da UFS em missão no Egito, 10 anos do campus de Laranjeiras e aumento de auxílios estudantis foram alguns dos destaques

O ano de 2017 foi marcado por inúmeros acontecimentos que destacaram a Universidade Federal de Sergipe nos cenários local e nacional. Dentre eles, o Início da segunda gestão do reitor Angelo Roberto Antoniolli, a participação da instituição na primeira missão brasileira arqueológica no Egito, a comemoração dos 10 anos do campus Laranjeiras e as avaliações dos cursos de graduação e de pós-graduação.

Confira:

Novo mandato


Professor Angelo Antoniolli é empossado em segundo mandato na UFS. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Professor Angelo Antoniolli é empossado em segundo mandato na UFS. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Em janeiro, o professor Angelo Roberto Antoniolli deu início ao seu segundo mandato (2017 – 2020) como reitor da UFS, tendo a professora do Departamento de Educação Iara Campelo como vice.

A cerimônia de posse foi realizada no auditório da reitoria e contou com a presença de gestores da administração institucional e do estado, professores, servidores e estudantes, além de demais membros da sociedade civil.

Leia na íntegra o discurso do reitor.

Vice-reitor por dois mandatos (2004-2012) e reitor no período de 2012-2016, Angelo havia sido reconduzido ao novo mandato em 24 de novembro de 2016, pelo ministro da Educação, em Brasília. Já a professora Iara Campelo Lima tomou posse no dia 13 de dezembro de 2016, em uma cerimônia simples, somente para membros da gestão e familiares, no Campus de São Cristóvão.

10 anos do campus Laranjeiras

Também conhecido como “Campus das Artes”, por estar sediado num município reconhecido pelas mais diversas manifestações folclóricas e culturais do estado, o campus de Laranjeiras da UFS completou 10 anos de existência em 2017.


Campus abriga três cursos de graduação e um de pós-graduação. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Campus abriga três cursos de graduação e um de pós-graduação. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Visite a página do campus de Laranjeiras.

Instalado a partir do protocolo de cooperação firmado em 2006 entre a Universidade Federal de Sergipe, a Prefeitura de Laranjeiras, o Governo do Estado e o Governo Federal, através do Programa Monumenta, vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o campus abriga três cursos de graduação - Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo e Museologia - e um de pós-graduação, o doutorado em Arqueologia, contando com 50 membros em seu corpo docente.

A UFS no Egito

O professor do curso de Arqueologia da UFS Roberto Pellini comandará a primeira missão arqueológica brasileira num dos berços históricos da humanidade: o Egito.


Professor Roberto Pellini coordenará a primeira missão arqueológica de brasileiros no Egito. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Professor Roberto Pellini coordenará a primeira missão arqueológica de brasileiros no Egito. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
A missão consiste no mapeamento de três tumbas interligadas na histórica cidade de Luxur. (Foto: arquivo pessoal)
A missão consiste no mapeamento de três tumbas interligadas na histórica cidade de Luxur. (Foto: arquivo pessoal)

A missão consiste no mapeamento de três tumbas interligadas - e nunca antes estudadas – da histórica cidade de Luxur, capital do país durante o período do Novo Império até o ano de 1090 a. C. e conhecida como o maior museu ao ar livre do mundo.

Desde 2015, o Programa Arqueológico Brasileiro no Egito (Bape), coordenado pelo professor Peliini, em parceria com o Ministério de Antiguidades do país, vem estudando e desenvolvendo os passos da pesquisa, que tem previsão para ser concluída num período de seis a dez anos.

49 anos


Concerto marcou a comemoração dos 49 anos da UFS no TTB. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Concerto marcou a comemoração dos 49 anos da UFS no TTB. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Em maio, a Universidade Federal de Sergipe comemorou seu 49º aniversário com uma belíssima apresentação da Orquestra Sinfônica e do Coro da instituição – regidos pelo maestro Daniel Nery - no Teatro Tobias Barreto.

Reveja as fotos do evento.

Criada oficialmente em 15 de maio de 1968, a UFS surgiu da incorporação de escolas superiores já existentes em Sergipe: Faculdade de Ciências Econômicas e Escola de Química (1948); Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia (1950); Escola de Serviço Social (1954); e Faculdade de Ciências Médicas (1961).

Em 1987, em observância à Resolução 01/87 do Conselho Universitário (Consu), o primeiro campus universitário passou a ser denominado “Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campus” (campus de São Cristóvão).

Atualmente, a UFS possui, além do campus localizado em São Cristóvão, os seguintes campi: Aracaju (Campus da Saúde Prof. João Cardoso do Nascimento Júnior), Itabaiana (Campus Prof. Alberto Carvalho), Lagarto (Prof. Antonio Garcia Filho), Laranjeiras e Campus do Sertão (Nossa Senhora da Glória).

UFS Ciência

Com o objetivo de divulgar conteúdos de ciência e tecnologia advindos da comunidade acadêmica da UFS, a Assessoria de Comunicação lançou a seção UFS Ciência no Portal UFS.

Com uma linguagem simples e acessível, característica essencial dos textos de divulgação científica, essa seção tem sido uma ponte entre os desenvolvedores de pesquisa da UFS e a população em geral, numa maneira de disseminar ainda mais a produção científica da universidade para além de seus muros.

Confira as matérias já produzidas no UFS Ciência.

Auxílio estudantil


Bolsas e auxílios aumentaram consideravelmente em 2017. (Infográfico: Marcilio Costa/Ascom UFS)
Bolsas e auxílios aumentaram consideravelmente em 2017. (Infográfico: Marcilio Costa/Ascom UFS)

As bolsas e auxílios oferecidos pela UFS aos estudantes com vulnerabilidade social aumentaramem 2017. Foram abertas novas 1.078 vagas para alunos beneficiários, totalizando 5.956 benefícios mensais, distribuídos entre mais de três mil estudantes.

Também foram abertas 7 novas residências — passando de 95 para 102 — e 293 novas vagas para manutenção acadêmica, auxílio que mais cresceu em quantitativo — passando de 773 para 1066. Outros auxílios como o auxílio moradia e transporte cresceram em mais de 450. Com esse aumento, a UFS passou a ter um gasto mensal voltado a esses benefícios de cerca de R$871.000.


Ex-presidente Lula recebe título de “doutor honoris causa” da UFS

Em agosto, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu o título de “doutor honoris causa” da Universidade Federal de Sergipe. A cerimônia foi realizada no Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, em Lagarto.


Ex-presidente recebe título do reitor Angelo Antoniolli. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Ex-presidente recebe título do reitor Angelo Antoniolli. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A condecoração havia sido aprovada em março de 2013, por meio de Resolução 8/2013, após decisão do Conselho Universitário (Consu), cuja justificativa foi o apoio do então presidente ao aumento das instituições de ensino superior, especialmente à expansão da UFS para as cidades de Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto.

Confira fotos do evento.

Memorial da Democracia


Memorial da Democracia, um espaço de vivência e convivência para a comunidade. (Foto: Dayanne Carvalho/bolsista Ascom UFS)
Memorial da Democracia, um espaço de vivência e convivência para a comunidade. (Foto: Dayanne Carvalho/bolsista Ascom UFS)

Em setembro, a UFS ganhou um novo cenário no campus São Cristóvão: o Memorial da Democracia. O espaço, que teve um investimento de um investimento de R$ 1.644.921,54, foi elaborado pelos arquitetos César Henrique Matos e Silva, Júlio Santana e Cléo Maia, da Divisão de Projetos da UFS (Dipro/ Infraufs).

Idealizado pelo professor do departamento de História Fernando Sá, o Memorialé um espaço de vivência e convivência, tendo por objetivo trazer para as novas gerações a importância da consolidação, manutenção e luta democrática.

Assista ao vídeo com imagens do memorial e confira as fotos da inauguração.


UFS ocupa 38ª posição no ranking Universitário Folha

A Universidade Federal de Sergipe ficou em 38° lugar entre as 195 instituições públicas e privadas do país avaliadas pelo Ranking Universitário Folha 2017.


Posição da UFS foi alcançada após o ranking avaliar 195 instituições públicas e privadas do país. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Posição da UFS foi alcançada após o ranking avaliar 195 instituições públicas e privadas do país. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Realizado desde 2012, o ranking utiliza os indicadores ensino, inovação, internacionalização, mercado e pesquisa como parâmetros para a avaliação anual. Neste ano, a UFS ficou em 68° no ensino; 15° em inovação; 52° em internacionalização; 48° mercado; e 42° em pesquisa.

O curso de Filosofia ficou em 18° lugar dentre os 150 analisados e o de Computação ocupou a 21ª posição entre 700 graduações. Outro curso da UFS bem posicionado no RUF 2017 foi Computação, que ficou em 21° lugar entre as 700 graduações do país avaliadas.

Avaliações dos programas de graduação e pós-graduação

Em 2017, seis cursos de graduação da UFS obtiveram Conceito Preliminar de Curso (CPC) 4, considerado muito bom, segundo a avaliação de ensino superior realizada a cada três anos, com comissões designadas pelo Ministério da Educação (MEC), para inspecionar o funcionamento dos cursos.

Os cursos de Ciências da Religião e Matemática Computacional obtiveram reconhecimento com notas elevadas e, na mesma direção, os cursos de Ecologia, Matemática (bacharelado), Enfermagem e Direito (avaliado recentemente) também obtiveram destaque na renovação do reconhecimento.

Já na pós-graduação, cinco programas tiveram conceitos melhorados pela Capes: Sociologia obteve o conceito 5 e Odontologia, Letras, Filosofia e Psicologia ficaram com 4, mostrando a evolução e a consolidação dos programas oferecidos pela instituição

Veja os detalhes desse resultado e dos demais programas na página da Capes.

O conceito 5 para o programa de Sociologia fez com que a UFS, pela primeira vez, tivesse três programas de doutorado com esse nível (Ciências da Saúde e Rede Nordeste de Biotecnologia – Renorbio -, já tinham alcançado a nota em avaliações anteriores.

A instituição também foi destaque no Enade 2016, gerando bons resultados em 17 cursos de graduação. Destes, Enfermagem e Nutrição (ambos de Lagarto) e Fisioterapia (Aracaju) obtiveram nota máxima.

Medalhas

As equipes feminina e masculina de Handebol da UFS receberam medalha de bronze nos Jogos Universitários Brasileiros 2017 (JUBs). Este ano, também tiveram destaque as equipes de handebol em cadeiras de rodas, que conseguiram vitórias importantes com o primeiro e segundo lugares no Regional Nordeste de Handebol de Cadeira de Rodas.


Equipes da UFS são destaque no JUBs 2017. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Equipes da UFS são destaque no JUBs 2017. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Além do handebol, a UFS conseguiu mais duas medalhas durante os JUBs: prata no LeagueofLegends (LoL) e bronze no judô feminino categoria pesado (+78 kg).


A estudante de Educação Física Maria Gilda foi destaque no Parabadminton, com seis medalhas. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
A estudante de Educação Física Maria Gilda foi destaque no Parabadminton, com seis medalhas. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Outro destaque foi para o parabadminton. A estudante de Educação Física Maria Gilda dos Santos, atleta do Projeto Paradesportivo da UFS, obteve seis medalhas: duas no "1º BrazilInternational Para-Badminton 2017" e quatro na 3ª etapa do Campeonato Nacional de Parabadminton.

Campus do Sertão recebe fazenda da Emprapa


Terreno embrapa   dipro ufs

No fim de outubro, a Universidade Federal de Sergipe recebeu a concessão de uso de uma fazenda localizada entre os municípios de Nossa Senhora da Glória e Feira Nova. As terras foram cedidas por 25 anos ao campus do Sertão pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A negociação, que já durava quase 2 anos e contou com a intermediação do senador Eduardo Amorim, teve aprovação em uma reunião da Embrapa com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Concurso

Com o objetivo de preencher 48 vagas no seu quadro de servidores, a Universidade Federal de Sergipe divulgou edital para a realização de concurso público nível médio para técnicos em Educação.

As inscrições ocorreram no período de 17 a 24 de novembro e de 29 de novembro a 1 de dezembro de 2017. Já a aplicação das provas será feita no dia 25 de fevereiro de 2018.

HU recebe novo prédio e retomará unidade materno-infantil

Após um investimento de cerca de R$ 8 milhões feito pelo Ministério da Educação (MEC), foram inauguradas em novembro deste ano as obras do Anexo Hospitalar, incluindo o Centro de Diagnóstico e Imagem, e a reforma e ampliação da Ala Norte do Hospital Universitário (HU-UFS).

Quando pronto, o Anexo atenderá as áreas de Oncologia, Transplantes e diagnósticos. Já a Ala Norte será destinada à complementação diagnóstica e à triagem neonatal.

Em maio, o HU reuniu cerca de 70 colaboradores para atuarem no 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh [Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares]. Foram cirurgias, exames, consultas e ações educacionais , totalizando quase 300 atendimentos.

Outras reformas

Em 2017, outras reformas e inaugurações forma feitas nas dependências da UFS, tais como os prédios do CCBS (campus Aracaju – HU), do Departamento de Engenharia Civil e da Biblioteca do Sertão (Biser).

Sistema fotovotaico gera economia de R$ 36 mil nos gastos de energia da UFS


Sistema Fotovoltaico do DEL.
Sistema Fotovoltaico do DEL.

Com o objetivo de reduzir os gastos com o consumo de energia elétrica - que chegaram a R$ 9,7 milhões em 2016 -, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) tem desenvolvido, além de campanhas internas de conscientização, projetos de geração elétrica limpa, a exemplo do Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR).

Funcionando desde o final de outubro no departamento de Engenharia Elétrica (DEL), o SFCR produz energia através da luz solar e tem gerado uma economia diária de R$ 100, almejando uma economia anual de R$ 36 mil à instituição, já livre de impostos.

O monitoramento da economia de energia elétrica pode ser acompanhado em tempo real

Segundo o professor do DEL MilthonSerna Silva, que está à rente do projeto do SFRC, já há licitação para que um novo sistema fotovoltaico seja lançado, agora na Biblioteca Central do Campus São Cristóvão (Bicen).

IV Semana Acadêmica


“Qualidade e desempenho acadêmico” foi tema da 4ª edição do evento, que ocorreu de 20 a 24 de novembro. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
“Qualidade e desempenho acadêmico” foi tema da 4ª edição do evento, que ocorreu de 20 a 24 de novembro. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Com o tema “Qualidade e desempenho acadêmico”, a UFS realizou no período de 20 a 24 de novembro deste ano, sua IV Semana Acadêmica (Semac). O evento contou com mais de 400 atividades cadastradas envolvendo as mais diversas áreas do saber.

Veja o vídeo da palestra de abertura.

Além de ter discutido o que é produzido dentro da UFS, com base na tríade “Ensino, pesquisa e extensão”, o evento proporcionou debates sobre as temáticas atuais da sociedade, tais como acessibilidade, diversidade, integração e transições educacionais. Além de abordar temas como empreendedorismo e saúde mental dos estudantes na graduação.

O evento contou também com a participação de estudantes e professores do Colégio de Aplicação da UFS (Codap), que apresentaram a produção de suas pesquisas no IV Seminário de Iniciação Científica.

Confira o vídeo sobre o balanço da Semac.

O encerramento do evento foi marcado por cerimônia de premiação de alunos e professores.

UFS é eleita a 6º universidade mais empreendedora do Nordeste


Equipe do Núcleo de Empreendedorismo da UFS. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Equipe do Núcleo de Empreendedorismo da UFS. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A Confederação Brasileira de Empresas Juniores, Brasil Júnior, divulgou a segunda edição do Índice das Universidades Empreendedoras e a UFS ficou na 29ª posição do ranking, sendo a 6ª mais empreendedora do Nordeste e a mais empreendedora de Sergipe.

A instituição ainda foi destaque em um dos cases: “Rodadas de Negócios entre Empresas Juniores e Prefeituras”, que visa aproximar a universidade das prefeituras com o intuito de trazer ainda mais desenvolvimento para as cidades.

Foi a primeira vez que a UFS apareceu na lista, já sendo destaque em números.

Rádio UFS recebe três premiações

A Rádio UFS foi destaque em premiaçõs locais e nacionais em 2017. Em maio, a emissora venceu o Prêmio MPT de Jornalismo com uma série de reportagens sobre o mercado de trabalho para a mulher trans. Já no último mês de novembro, a emissora conquistou o Prêmio Sincor-SE de Jornalismo, com uma reportagem sobre o crescimento do mercado de seguro pet.

Agora em dezembro, a emissora venceu o Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica da Fapitec, com reportagem sobre incidência de fatores de risco de aterosclerose em crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino do município de Lagarto, desenvolvida pelo curso de Medicina do campus de Lagarto, e sobre a utilização da erva cidreira como inseticida contra pragas, desenvolvida pelo departamento de Engenharia Agronômica.

Festival de Artes de SÃO Cristóvão (Fasc)

Após um hiato de doze anos, a Universidade Federal de Sergipe e a Prefeitura de São Cristóvão realizaram, de 1º a 3 de dezembro, o 34º Fasc. O evento, que desde 1972 objetiva vivenciar e discutir as atividades culturais do município, contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE),de grupos folclóricos e musicas , entrega de medalhas, lançamento de livros, exposições e debates com a comunidade, a exemplo do Fórum Pensar São Cristóvão, para saber o que ocorreu com a arte e a cultura do município durante esse intervalo do festival.

Leia o artigo da professora Terezinha Oliva sobre o FASC.

Durante o evento, também ocorreu a Maratona de Programação e Inovação – o Hackathon, com estudantes, professores e entusiastas da área de Computação a fim de desenvolveram soluções tecnológicas, por meio da participação cidadã, para colher informações sobre as demandas da população e desenvolver aplicativos que facilitem a vida dos cidadãos.

UFS receberá professores norte-americanos para atividades culturais e lingüísticas

Um projeto coordenado pelos professores do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS (DLES) possibilitará a vinda de docentes norte-americanos recém-formados para desenvolverem atividades culturais e lingüísticas na UFS durante o ano de 2018. O objetivo é auxiliar servidores e estudantes da instituição no aprendizado de língua inglesa.

Inscrições poderão ser feitas através do SIGAA ou de outros meios indicados.

Pesar

Em 2017, a Universidade Federal de Sergipe também perdeu alguns dos seus estudantes, técnicos e professores. Com pesar, os nossos sinceros sentimentos às famílias de: Anderson do Nascimento Oliveira (Prof. do Departamento de Tecnologia de Alimentos), Érika Oliveira de Almeida (Profª voluntária do Dep. de Pesca e Aquicultura), Israel Barnabé (Prof. do Departamento de Relações Internacionais), José Arnaldo Vasconcelos Palmeira (Prof. aposentadodo do Dep. de Morfologia), José Cláudio Barreto Sobral (ex-professor do Colégio de Aplicação), Maria Elizabete Daltro ( servidora do departamento de Economia), Patrícia da Silva Cerqueira (doutoranda do Prodema), Rosa Virgínia Bonfim (profª aposentada do Departamento de Letras), Sylvio Carlos Bandeira (ex-professor do Departamento de Geografia) e Yasmin Costa dos Santos (estudante de Física licenciatura noturno).


Ascom

comunica@ufs.br


Atualizado em: Ter, 19 de dezembro de 2017, 15:07