Seg, 18 de dezembro de 2017, 12:52

UFS oferece curso gratuito de iniciação ao xadrez
Serão 4 turmas com início em 8/1; há 20 vagas em cada uma
Segundo Fábio da Rocha, do CECH, o curso pretende também passar ao aluno um pouco da história e cultura do xadrez. (foto: Schirlene Reis/Ascom-UFS)

O clube Scacorum Ludus da Universidade Federal de Sergipe abre vagas para o curso gratuito de iniciação ao xadrez nas instalações do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Serão 4 turmas com início no dia 8 de janeiro com 20 vagas em cada uma. Podem participar interessados da comunidade interna e externa, com foco no bairro Roza Elze, em São Cristóvão.

Segundo Fábio da Rocha, assessor técnico do CECH e instrutor de xadrez, o objetivo do curso é dar suporte à formação de novos enxadristas e despertar o olhar pelo esporte. Além disso, visa também chamar a atenção para o Campeonato Mundial Universitário de Xadrez a ser realizado na UFS em setembro de 2018. Esta é a primeira vez que o Brasil sedia o evento.

“A proposta é de que ele [o aluno] aprenda a mecânica do jogo, movimento de peças, que tenha noção do jogar xadrez e, paralelo a isso, conhecer um pouco a história e a cultura do xadrez”, afirma.

Pelo fato de o curso ser realizado no laboratório de informática do CECH, os iniciantes terão experiência também com jogos através de salas virtuais dedicadas ao esporte.

Assim, durante a aula, o aluno mesclará o aprendizado clássico com os recursos tecnológicos. “Até porque o xadrez é um dos poucos esportes que se pratica na internet e, através do estímulo e da boa orientação, esses enxadristas podem se aperfeiçoar e fazer bem o seu papel”.

As inscrições estão abertas até 5 de janeiro e podem ser feitas pelo Sigaa.

Mais informações acesse o blog do Scacorum Ludus.

Atualizado em: Seg, 18 de dezembro de 2017, 13:02