Qui, 21 de dezembro de 2017, 09:59

3ª edição do Seminário para Gestores discute os novos desafios da gestão pública
Evento tratou de saúde mental e novas transformações no mundo do trabalho
Debate ocorreu na Sala dos Conselhos, no campus de São Cristóvão. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Debate ocorreu na Sala dos Conselhos, no campus de São Cristóvão. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Aconteceu na manhã de terça, 19, a abertura do III Seminário para Gestores da UFS, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Nesta edição o evento teve como tema “Os novos desafios da gestão pública” e tratou também de assuntos como saúde mental e as novas transformações no mundo do trabalho na gestão pública.

Veja o vídeo do evento

Na ocasião, foi realizada a mesa-redonda “Saúde mental do servidor: desafio para o gestor público”, que reuniu servidores e profissionais da saúde na Sala dos Conselhos, na Reitoria do campus de São Cristóvão.

Para Ednalva Freire Caetano, pró-reitora de Gestão de Pessoas, o tema deste ano foi pensado e escolhido visando atender às demandas mais recentes dos servidores. “Estamos tendo vários casos de problemas de relacionamento no trabalho e isso ficou em um nível preocupante, por isso resolvemos trazer a questão para se discutir com os gestores, preparando-os para lidar com isso”, afirma.

A pró-reitora também falou sobre a importância de quebrar os tabus no que diz respeito a conversar sobre saúde mental. “É uma situação onde existe muito preconceito. Nós lidamos bem com saúde física, mas quando se trata de saúde mental ninguém quer falar. Decidimos desmistificar o tema para que possamos lidar melhor com ele”, disse.

Saúde mental no serviço público


“Saúde mental é basilar para que qualquer empresa funcione bem”, diz Petruska Azevedo, psicóloga e psicoterapeuta.
“Saúde mental é basilar para que qualquer empresa funcione bem”, diz Petruska Azevedo, psicóloga e psicoterapeuta.

Psicóloga e psicoterapeuta, Petruska Azevedo Almeida participou da mesa e trouxe para os gestores, para além dos conceitos teóricos e gerais sobre saúde mental, a importância da afetividade e das pessoas nas relações de trabalho no serviço público.

“As coisas funcionam através das pessoas e as pessoas, quando estão saudáveis, produzem. Se elas estão doentes, além de não terem qualidade de vida, comprometem todo o trabalho institucional”, declarou. “Compreender como o serviço público funciona, o que é saúde mental e poder cuidar das pessoas que trabalham aqui dentro é fundamental para que tudo funcione. Saúde mental é basilar para que qualquer empresa funcione bem”.


 III Seminário para Gestores da UFS foi promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).
III Seminário para Gestores da UFS foi promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

Um dos gestores que estavam na plateia foi o professor Derli Machado, chefe do Departamento de Letras do campus de Itabaiana. Ele conta que discutir esse tema é uma maneira de mostrar como melhorar o ambiente de trabalho para que todos convivam em harmonia.

“Costumo dizer que precisamos humanizar essas relações que existem no nosso ambiente de trabalho. Um evento desses é muito importante porque está capacitando o gestor público para lidar com essas situações diárias que acontecem no seu setor de trabalho”, disse.

À tarde o evento contou com a palestra "A Gestão pública frente as transformações no mundo do trabalho", proferida pelo procurador do Trabalho José Ricardo Carneiro.

Ascom

comunica@ufs.br


Atualizado em: Qui, 21 de dezembro de 2017, 11:49
Notícias UFS