Ter, 27 de fevereiro de 2018, 13:07

Professora Terezinha Oliva é empossada como representante presidencial
Solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira, 27, no campus São Cristóvão

A professora aposentada do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe Terezinha Alves de Oliva foi empossada na manhã desta terça-feira, 27, como representante da Presidência da República no Conselho Diretor da instituição.

Com a função de exercer a administração da fundação e superintender as atividades financeiras da UFS, o Conselho Diretor é ferramenta fundamental na construção da universidade e, segundo a mais nova integrante, uma possibilidade real de vivenciar ainda mais a UFS e contribuir em outras perspectivas para o crescimento da instituição.

Terezinha Oliva é empossada no Conselho Diretor da UFS (Fotos: Schirlene Reis)

“Para mim, foi uma grande honra receber o convite para integrar o Conselho Diretor da UFS, pois passei a maior parte da minha vida em função da educação, do saber, da academia e também da conservação do patrimônio histórico. Retribuir à instituição todo o aprendizado construído através dela é de uma felicidade sem tamanho. Quero continuar vivendo isso, pois são exatamente essas funções que me deixam completamente realizada”, explica Terezinha Oliva.

Confira todas as fotos da posse aqui.

Terezinha oliva   posse conselho diretor 1

Na ocasião, foi feita uma retrospectiva das contribuições da professora em sala de aula e como agente cultural, sendo referência como uma das carreiras mais brilhantes em todo o estado, reconhecida, inclusive, nacionalmente.

Nascida em Riachão do Dantas, Terezinha se formou no curso de História da UFS em 1971. Três anos depois, dava início à sua vida docente como professora na mesma instituição. Logo em seguida, ingressou no mestrado em História da UFPE, cuja dissertação resultou no livro Impasses do Federalismo Brasileiro: Sergipe e a revolta de Fausto Cardoso (Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985) com recente reedição pelo IHGSE/UFS.

Completando sua formação acadêmica, cursou o doutorado em Geociências, na Universidade Estadual Paulista (Rio Claro), em convênio com o Mestrado de Geografia da UFS, estudando o Pensamento Geográfico em Manoel Bomfim. Passam ainda pelo seu currículo a Academia Sergipana de Letras, o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, o Museu do Homem Sergipano e o Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), cuja coordenação viabilizou o reconhecimento da Praça São Francisco, no município de São Cristóvão, como patrimônio da humanidade.

A representação presidencial da professora Terezinha Oliva no Conselho Diretor é referente ao biênio 2017/2019.

Jéssica Vieira
Ascom UFS