Sex, 02 de março de 2018, 08:47

Morre o professor aposentado Paulo Fontes, do Departamento de Letras
Enterro ocorreu ontem na Colina da Saudade

Faleceu na manhã de quarta, 28, o professor Paulo Fontes, que compôs, desde a sua fundação, o corpo docente do Departamento de Letras da UFS como professor de Língua Inglesa. O enterro foi ontem, às 10h, na Colina da Saudade.

O professor Paulo Fontes formou várias gerações de professores de inglês do estado de Sergipe e regiões circunvizinhas. "Tive a sorte de ser seu aluno em pelo menos três disciplinas, na década de 1980. Homem religioso, frequentador da catedral metropolitana de Aracaju, andava sempre bem vestido, com uma camiseta branca sob uma camisa de mangas curtas, calça social e sapatos lustrados", diz o professor Luiz Eduardo Oliveira, chefe do Departamento de Letras Estrangeiras.

Ainda segundo Luiz Eduardo, o professor Paulo Fontes era conhecido pelo seu rigor gramatical e fonológico no uso da língua inglesa. Aprendi com ele várias minúcias e alguns detalhes sutis sobre a pronúncia de palavras e expressões idiomáticas, tudo isso através de ditados de sonetos do poeta romântico William Wordsworth.

"Tempos depois, já em 1994, tive-o como um dos membros da banca examinadora do concurso através do qual entrei como professor efetivo de Literatura Inglesa do Departamento de Letras da UFS, e até a época de sua aposentadoria, alguns anos depois, dividimos a mesma sala no extinto DLE. Sua participação em reuniões era modesta. Falava só o essencial, de forma objetiva, sem muitas delongas. Pontual e assíduo, foi um exemplo de profissional, de uma época em que a pós-graduação brasileira ainda engatinhava e os professores tinham que se fazer na prática da sala de aula", completa Luiz Eduardo.

Departamento de Letras Estrangeiras


Notícias UFS