Seg, 05 de março de 2018, 15:23

Novos residentes passam a integrar rotina do HU
Evento contou com 150 estudantes das residências médica e multiprofissional
Cerimônia escolheu o do representante dos residentes e apresentou os coordenadores e supervisores de cada programa de residência. (foto: HU)

Profissionais aprovados no último processo seletivo do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) para as residências médica e multiprofissional estão sendo recebidos nesta segunda-feira, 5, em uma solenidade de acolhimento que engloba apresentações, palestras e momentos de integração.

Para fazer parte desse dia, mais de mil candidatos disputaram as cerca de 150 vagas nas residências, o que, para a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, reforça a credibilidade que o hospital mantém nessa área.

“Fui a criadora do programa de residência do Hospital Universitário de Sergipe ainda em 1996, na condição de professora do Departamento de Medicina. Hoje, como superintendente, sinto a mesma emoção daquela época. Desejo que todos os residentes tenham um ótimo aprendizado no ambiente do HU”, declarou a gestora.

Na solenidade, o reitor da UFS foi representado pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa Lucindo Quintans. “Sou um verdadeiro entusiasta da pesquisa, fico muito feliz por ver a ampliação dessa área na nossa universidade. Em 2000, Sergipe tinha dois mestrados. Hoje, somente a UFS tem 16 programas de doutorado. Somos a única universidade pública do estado e, na minha visão, a universidade pública, de indiscutível qualidade, nunca vai acabar”, afirmou o pró-reitor.

Quem também se fez presente ao evento foi o gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFS, Roque Pacheco. “Quero agradecer à universidade, às pessoas que trabalharam na elaboração da prova, às comissões de residência médica e multiprofissional, a todos que participaram desse processo. Não tenho dúvida de que cada vez mais teremos pessoas empenhadas no sucesso das residências”, disse.

A solenidade foi coordenada pela Comissão de Residência Médica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (Coreme/HU-UFS), cuja responsável é a médica Thais Serafim; e pela Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU/UFS), comandada pela enfermeira Maria Amenildes Lima.

Os residentes tiveram a oportunidade de conhecer coordenadores e supervisores de cada residência, além de assistirem às palestras “Interdisciplinaridade no Atendimento ao Paciente” e “Ética e Humanização”. Outro momento importante do evento foi a apresentação do HU, na qual a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Ana Paula Lemos, falou sobre as finalidades e a rotina do hospital.

Para Larissa Menezes, que está iniciando a residência em Pediatria, a solenidade de recepção é bastante válida. “Estou me sentindo feliz, porque sei que vou aprender muito durante o período da residência, é uma oportunidade de formar ainda mais conhecimento, seja no contato com o paciente, seja no contato com profissionais mais experientes. É um momento para se aprofundar. Não tenho dúvidas de que esse crescimento será maravilhoso para mim”, comemorou.

Já Lincoln Marques, aprovado para a residência em Saúde do Adulto e do Idoso, havia acabado de concluir um estágio no próprio HU. “Assim que terminei a graduação, consegui ser aprovado na seleção de residência multiprofissional. Serão dois anos de muito estudo e aprendizado, espero aprender ainda mais e me aprofundar nos processos de trabalho, e, claro, prestando serviços para os nossos pacientes”, informou.

A programação de recepção dos residentes seguiu com a escolha do representante dos residentes e a mesa redonda Interdisciplinaridade na Assistência ao Paciente: atuação dos profissionais. A solenidade teve a presença também da secretária adjunta da Saúde de Aracaju, Ana Débora Santana.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2013, o HU-UFS o faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Unidade de Comunicação Social do HU