Seg, 12 de março de 2018, 08:40

Os que pensam fora da caixinha: o empreendedorismo e as empresas juniores na UFS
Expansão das empresas juniores coloca a UFS no mapa das universidades que mais empreendem no Brasil

O ano de 2017 foi de intensa movimentação do empreendedorismo dentro da Universidade Federal de Sergipe. A quantidade de ações empreendedoras, que findou no crescimento do número de empresas juniores no âmbito da universidade, se expressou no dado significativo que foi divulgado no último trimestre do ano passado. Como consta na segunda edição do Índice das Universidades Empreendedoras, divulgado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), a UFS é a 29ª universidade que mais empreende em todo território nacional. Porém, o dado que deixou todos surpresos foi que atualmente a UFS é a 6ª que mais empreende em todo o Nordeste brasileiro. Para se ter uma noção, existem em todo território nordestino mais de 20 universidades.

Euder Costa, o embaixador da UFS no índice de 2017, ressalta que essa colocação destaca o empreendedorismo na universidade, e enfatiza que a noção disso era muito vaga. Não se tinha ideia do quanto a cultura empreendedora tinha força na Instituição. Isso começou a mudar com a criação do Núcleo de Empreendedorismo da UFS pelo professor Augusto César Viera dos Santos .

Logo de início, o núcleo teve importante papel na obtenção dos dados que foram disponibilizados à Brasil Junior para que assim a UFS pudesse aparecer pela primeira vez no Índice da Confederação Brasileira. Euder Costa, como embaixador da UFS no índice, tinha como função reunir os dados da universidade e os dispor à confederação.

Ele ressalta o quanto o núcleo foi fundamental nesse processo. “O Núcleo de Empreendedorismo teve um papel muito importante porque foi o que mais me ajudou a conseguir os dados; através do núcleo eu consegui ter um acesso mais fácil à Pró-Reitoria de Extensão e às demais pró-reitorias para coletar os dados e a gente conseguir de fato ser incluído nessa lista.”.

Leia a matéria completa na página do Contexto Online, jornal laboratório do Departamento de Comunicação Social da UFS.

Atualizado em: Seg, 12 de março de 2018, 08:51