Seg, 02 de abril de 2018, 11:03

Mais de 200 profissionais reforçam quadro do HU
Atividades de integração marcam a chegada dos aprovados no último concurso
Solenidade de recepção contou com a participação do reitor da UFS e de profissionais do HU. (foto: HU-UFS)

Nesta segunda-feira, 2, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) recebeu 215 aprovados no concurso realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Nesta primeira semana de abril, eles participam de atividades de integração, nas quais conhecem, por exemplo, como funciona a Ebserh e toda a rede de hospitais universitários administrados pela estatal.

Leia também:

Rede Ebserh lança concurso com 1.196 vagas para sede e 35 unidades hospitalares

HU convoca mais de 300 aprovados em concurso da Ebserh

A fim de recepcionar os novos trabalhadores das áreas médica, assistencial e administrativa, foi preparada uma apresentação para que os convocados já adentrem à instituição de saúde com noções dos processos vinculados ao hospital e à própria Ebserh.

Reestruturação física e tecnológica das unidades, modernização do parque tecnológico, revisão do financiamento da rede, aumento progressivo do orçamento foram alguns dos pontos abordados pelo gerente administrativo do hospital, Edélzio Costa Júnior, que representou a superintendente Angela Silva. A gestora justificou a ausência por estar hoje em um evento do Conselho Diretor da Ebserh, no qual é representante nacional dos superintendentes dos hospitais universitários geridos pela estatal.

De acordo com o gerente, essa integração é especial, pois fecha um ciclo de integrações, visto que o concurso vigente é válido até o próximo mês de maio. “Já temos hoje um quadro de mais de mil profissionais atuando no HU-UFS. Hoje estamos recebendo 215, que iniciam plenamente as suas atividades ainda no mês de abril, mesmo com algumas áreas específicas passando por um treinamento mais longo, a exemplo da enfermagem”, explicou.

Edélziou pontuou que entre os desafios da Ebserh, enquanto rede, estão a melhoria dos processos de gestão, a recuperação do quadro de recursos humanos dos hospitais, o aprimoramento das atividades hospitalares vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão e a assistência à saúde.

Recepção

Os novos servidores foram recebidos pelo reitor da UFS, Angelo Antoniolli. “O crescimento do Hospital Universitário é a materialização de um projeto institucional importantíssimo para o povo sergipano. O esforço coletivo é fundamental, e esses trabalhadores que estão chegando ao HU engrossam uma fileira no sentido de prestar um excelente serviço de saúde à sociedade”, afirmou o reitor ao dar as boas-vindas aos convocados.

A solenidade de integração contou com a presença também do gerente de Atenção à Saúde, Marcos Albuquerque, e da professora Lígia Lemos, que responde pela Unidade de Gerenciamento de Atividades de Graduação e Ensino Técnico do HU-UFS e que, na abertura do evento, representou o gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFS, Roque Pacheco.

A programação para os próximos dias inclui a apresentação de setores do hospital, a leitura e assinatura dos contratos, palestras e treinamentos diversos.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2013, o HU-UFS faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Unidade de Comunicação Social do HU

Atualizado em: Seg, 09 de abril de 2018, 10:23