Ter, 03 de abril de 2018, 10:49

Curso de Ciências Biológicas da UFS celebra 45 anos
Graduação oferta bacharelado e licenciatura
Evento no Shopping Riomar marcou a comemoração dos 45 anos da Biologia. (foto: DBI)

Uma exposição marcou os 45 anos do curso de Ciências Biológicas da UFS. Realizada no Shopping Riomar, em Aracaju, no início de março, o evento organizado por professores e alunos levou um pouco da história do curso para além dos muros da universidade.

Visite a página do DBI

“Nosso papel é encurtar distâncias e fazer com que nossos alunos pratiquem os conhecimentos adquiridos nas disciplinas e estágios, por exemplo”, diz o professor Marcelo Brito, chefe do departamento (DBI).

Os alunos participaram ativamente como monitores na exposição. Para Thaislany Ferreira e Fabiano Dantas, o interessante foi perceber que a movimentação por parte dos visitantes foi maior que o esperado.

“Sinto muito orgulho de ter feito parte do evento de comemoração dos 45 anos do curso e poder ver a curiosidade das pessoas e a vontade de aprender. Achei muito lindo porque a gente pôde mostrar o que se aprende dentro da universidade”, conta Thaislany, que entrou no curso em 2015.

Currículo

Os estudantes Thaislany e Fabiano participaram como monitores na exposição dos 45 anos. (foto: Adilson Andrade/ Ascom UFS)

O curso de Ciências Biológicas da UFS foi aprovado em 1969, mas entrou em funcionamento em 1972; em 2009 passou por sua última reformulação curricular.

“O curso passa por reformulação justamente para poder se adequar às novas demandas. O que a gente procura fazer é melhorar para poder colocar os nossos alunos em igualdade para competir com outros alunos e outros biólogos no mercado. Formá-los da melhor forma”, afirma o professor Marcelo.

Segundo o estudante Fabiano Dantas, “a grade foi muito bem preparada pelo colegiado e abrange muitos temas. Têm outras universidades que nem falam sobre fungos e aqui a gente vê bastante coisa de forma específica”, exemplifica o aluno que ingressou em 2016.

Uma questão levantada por Marcelo foi o desenvolvimento do curso ao longo dos anos. “Quando eu cheguei aqui, nove anos atrás, o curso tinha 10 ou 12 professores e agora tem 24 efetivos. Isso aumentou muito o número de linhas de pesquisa que propiciam alunos do curso estarem engajados. Dessa forma, formamos recursos humanos para colocar no mercado, tanto na parte de educação, quanto na parte aplicada mesmo”. O curso possui licenciatura e bacharelado.

Estudantes expõem o que aprenderam em sala de aula. (foto: DBI)

Vários outros cursos da UFS têm disciplinas obrigatórias ofertadas pelo DBI, a exemplo de Medicina, Engenharia Florestal e Ecologia. “Nós, da Biologia, somos um curso que ofertamos disciplinas para outras graduações também. É um curso que tem várias ramificações, então a biologia é como se fosse uma base”, completa o professor.

Para a estudante Thaislany, o diferencial é que os integrantes do DBI dão bastante atenção aos alunos com algum tipo de deficiência. Por ter baixa visão, ela conta que os professores buscam adaptar as aulas práticas para que todos os alunos sejam inclusos.

“Eu cheguei a reprovar em uma matéria porque não estava conseguindo me adaptar, mas quando eu cursei novamente já adaptaram para mim e construíram ferramentas para que eu não dependesse tanto do microscópio”, conta.

Formada em Engenharia Civil, Ana Cláudia é a secretária do DBI. “Não imaginava que ia ter uma identificação tão grande”. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Zoologia, Morfologia, Botânica e Fisiologia Humana são exemplos de áreas de estudo relacionadas às Ciências Biológicas. Ana Cláudia Aquino é secretária do DBI e, por sua formação em Engenharia Civil, nunca imaginou trabalhar diariamente com Biologia.

“Quando eu fiz o concurso público, eu poderia parar em qualquer setor e não sabia que ia parar no Departamento de Biologia, tão ligado à educação, e não imaginava que ia ter uma identificação tão grande. Sempre me interessei muito pela temática de meio ambiente”, afirma Ana.

UFS 50 anos

No ano no qual o curso de Biologia completa 45 anos, a UFS também tem muito a comemorar. Em 15 de maio a instituição completa 50 anos.

Atualizado em: Ter, 03 de abril de 2018, 10:56