Sex, 08 de junho de 2018, 10:00

Colégio de Aplicação da UFS presta homenagem póstuma a Dom Luciano Cabral Duarte (1925-2018) – fundador do Ginásio de Aplicação
Joaquim Tavares da Conceição
Dom Luciano José Cabral Duarte. Fonte: Acervo fotográfico do Instituo Dom Luciano.

Na tarde da terça-feira (29 de maio de 2018), faleceu em Aracaju, o Arcebispo Emérito, Dom Luciano José Cabral Duarte, aos 93 anos de idade e 70 anos de sacerdócio.

Dom Luciano foi diretor da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, fundador do Ginásio de Aplicação, hoje, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, e um dos fundadores desta universidade.

Dom Luciano José Cabral Duarte celebrando a Missa de Páscoa dos alunos do Colégio de Aplicação da UFS. Auditório da Reitoria – Campus Universitário (1991). Fonte: Acervo do Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (Cemdap).

Dom Luciano José Cabral Duarte nasceu em Aracaju, no dia 21 de janeiro de 1925, filho de José Góes Duarte e Célia Cabral Duarte, foi ordenado padre em 1948 e em 1966 nomeado Bispo-Auxiliar de Aracaju (1966-1970), no governo de Dom José Vicente Távora. Assumiu a titularidade da Arquidiocese, após nomeado Arcebispo Metropolitano (1971-1998) e adotou o lema episcopal “Scio cui credidi” (Sei em quem acreditei).

No período de 1954 a 1957 estudou no Institur Catholique de Paris e na Sorbonne, recebendo nessa última, no ano de 1956, o diploma de Licencièes-Lettres-Philosophie, com menção honrosa. Licenciou-se em Filosofia em 1957, ano em que recebeu o título de Doutor da Universidade de Paris, em Filosofia com a mais alta menção da Sorbonne“Très honorable”, com a tese “La Nature de I’Intelligence dans le Thomisme et dans la Philosophie de Hume”.

Intelectual com uma vasta produção e atuação marcante em diversos momentos e ações da história sergipana, chegando a ser Presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação, liderando o trabalho para a constituição da Fundação Universidade Federal de Sergipe. Foi membro do Conselho Federal de Educação.

Dom Luciano José Cabral Duarte ministrando aula na Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe. Fonte: Cemdap. Acervo fotográfico do Instituto Dom Luciano.

Em 1951, Dom Luciano Cabral foi nomeado Diretor da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe por Dom José Vicente Távora. Na mesma Faculdade, Dom Luciano também atuou como professor.

Procuração outorgada pelo Bispo Dom Vicente Távora para a fundação do Ginásio de Aplicação (1959). Fonte: Acervo do Cemdap.

No ano de 1959, por procuração de Dom José Vicente Távora, Bispo da Diocese de Aracaju e presidente da Sociedade Sergipana de Cultura, o Monsenhor Luciano José Cabral Duarte, fundou o Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe.

Solicitação à Inspetoria de Verificação Prévia para a instalação do Ginásio de Aplicação (1959). Fonte: Acervo do Cemdap.

No ano de 1959, o Monsenhor Luciano José Cabral Duarte, solicita à Inspetoria Seccional do Ensino Secundário de Aracaju, órgão do Ministério da Educação e Cultura, as providências de verificação prévia para o funcionamento do Ginásio de Aplicação.

Dom Luciano José Cabral Duarte em solenidade de instalação da Universidade Federal de Sergipe (1968). Fonte: Cemdap. Acervo do Instituto Dom Luciano.

Na condição de Bispo Auxiliar de Aracaju, Diretor da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, membro do Conselho Estadual de Educação de Sergipe, Dom Luciano se foi um dos fundadores da Universidade Federal de Sergipe e primeiro presidente do Conselho Diretor da UFS.

Ao longo da história, outras homenagens, foram prestadas, pelo Colégio, ao Arcebisbo, num justo reconhecimento aos seus feitos, hoje, registrados nas memórias mais ilustres do Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (Cemdap).

Fonte:

-Fontes do Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (CEMDAP)

-Site da Arquidiocese de Aracaju

*Joaquim Tavares da Conceição é Professor do Colégio de Aplicação (Codap) e responsável pelo Centro de Memória do Codap.