Ter, 12 de junho de 2018, 10:46

Projeto Belezas da UFS ocupa a Galeria de Arte Jordão de Oliveira, na Biblioteca Central
Exposição conta com 20 fotos e segue até o dia 28 de junho
Exposição foi aberta na última sexta, 8. (fotos: Dayanne Carvalho/bolsista Ascom UFS)

Com 20 fotos sobre a diversidade da natureza encontrada no campus de São Cristóvão, o projeto Belezas da UFS realiza exposição até dia 28 de junho na Galeria de Arte Jordão de Oliveira, no hall da Biblioteca Central (Bicen). A abertura ocorreu na última sexta, 8.

Para Adilson Andrade, fotógrafo da Assessoria de Comunicação da UFS (Ascom) há 10 anos e autor das fotos, poder apresentar o trabalho no ano do cinquentenário da UFS é motivo de honra.

Adilson Andrade, autor das imagens, atua como fotógrafo da Ascom há dez anos.

“Trabalhar em um local e ter seu trabalho reconhecido e incluído entre as homenagens que se fazem à instituição em seus 50 anos, demonstrando a beleza natural existente no campus, tudo isso é para mim uma honra enorme”, afirma.

De acordo com o reitor Angelo Antoniolli, o tema escolhido é uma “arte que precisa ser compartilhada”. “Talento, principalmente se falarmos de arte, é expressado de muitas formas e é importante que os setores saibam estimular e absorver o talento de seus servidores, indo do ofício à arte”, diz.

Visitantes

"Podemos encontrar formas, enquadramentos, linhas e cores em cada uma das fotos", diz o fotógrafo Roberto Barroso.

Para o fotógrafo Roberto Barroso, 58, que visitou a exposição, “Adilson escolheu um tema no qual pode mostrar o conteúdo de cada registro. Podemos encontrar formas, enquadramentos, linhas e cores em cada uma das fotos. A exposição está excelente”.

Já Ana Luísa Andrade, 20, o que chamou sua atenção foi que “a maior parte das fotos foi tirada com um plano bem fechado, então é interessante ver a diversidade de vegetação que a gente tem. Acho que agora eu vou tentar andar observando em qual local do campus está cada uma dessas flores”, diz a estudante de Jornalismo.

Para o reitor Angelo Antoniolli, "é importante que os setores saibam estimular e absorver o talento de seus servidores".

Escolha das fotos

Para escolher as fotos para a mostra, Adilson contou com ajuda dos colegas da Ascom. “Não houve uma curadoria específica, mas todos participaram dando opinião de qual foto era a mais bonita e qual era a melhor para colocar na exposição. Sem o dedo de um único curador, mas as opiniões do que achavam de cada foto”, conta.

Ainda segundo Adilson, a fotografia foi um processo estimulado pela Ascom e, juntamente com esse estímulo, surgiu o Belezas da UFS há oito anos. O projeto foi pensado com o objetivo de mostrar nos perfis oficiais da UFS no Facebook e no Instagram a natureza que circunda o campus de São Cristóvão, sem pretensão de se tornar uma exposição.

Colegas da Ascom foram os responsáveis por ajudar na escolha das fotos para a exposição.

“Começou comigo fazendo foto institucional e então nós pensamos também em fazer fotografia que não fosse somente o registro das atividades do campus, como reuniões e inaugurações. Várias séries foram iniciadas e o Belezas da UFS foi aquela que persistiu por mais tempo”.

Segunda exposição

Esta é a segunda exibição de Adilson organizada pela Ascom e contou com parceria do Gabinete do Reitor (GR) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). “O olhar de Adilson Andrade sobre a UFS” foi apresentada nos 46 anos da instituição. Foram 15 trabalhos fotográficos que retrataram os campi de São Cristóvão, Aracaju, Laranjeiras, Itabaiana e Lagarto.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Qua, 27 de junho de 2018, 08:30