Seg, 02 de julho de 2018, 11:50

Parlamentar conhece benefícios adquiridos via emenda para Oftalmologia do HU
O HU consegue realizar hoje exames como tomografia ocular e retinografia, além de cirurgias de catarata e estrabismo, por exemplo.

A governança do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recepcionou nesta segunda-feira, 2, o deputado federal João Daniel (SE). Os gestores promoveram um café da manhã como ato de agradecimento pela liberação de verbas - por meio de uma emenda parlamentar individual - que possibilitaram melhorias bastante significativas para o serviço de oftalmologia oferecido pelo hospital.

A aquisição da verba, obtida via Fundo Nacional de Saúde (FNS) em um montante de aproximadamente R$ 1,8 milhão, possibilitou ao HU-UFS a realização de procedimentos cirúrgicos inéditos no hospital, além da retomada de outros que não vinham sendo realizados há mais de 10 anos.

O valor contemplou também a aquisição de equipamentos médico‐hospitalares e materiais permanentes, de custo considerado elevado, para a realização de exames e cirurgias. Graças a essas aquisições, o HU consegue realizar hoje exames como tomografia ocular e retinografia, além de cirurgias de catarata e estrabismo, por exemplo.

Reitor Angelo Antoniolli, deputado federal João Daniel (SE) e Angela Silva, superintendente do Hospital Universitário. (Foto: Marcionilo Lopes/GR/UFS)

Ensino

Para o reitor da UFS, Angelo Antoniolli, além do atendimento de qualidade à população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS), os benefícios contemplam também as áreas de ensino, pesquisa e extensão.

“Estamos melhorando a formação dos nossos alunos, dos profissionais da área oftalmológica e, consequentemente, o atendimento à população sergipana. Essa é a missão da universidade. Quando ela se dispõe a trabalhar o ensino e o serviço, quem ganha é a formação de recursos humanos e a sociedade que precisa desses benefícios”, destacou o reitor.

“Estamos caminhando na UFS para competências em todas as áreas do conhecimento na Saúde. Esses parlamentares têm sido muito importantes para que a universidade continue crescendo em um momento que o país passa por uma crise, por dificuldades financeiras. Assim, a UFS tem a competência, a missão, de permanecer cumprindo um bom serviço de saúde para a população, serviços que são altamente qualificados e voltados para os usuários do SUS”, complementou Antoniolli, que aproveitou a presença do deputado para presenteá-lo com lembranças comemorativas aos 50 anos da UFS.

Aprovação

Após o café da manhã, o deputado João Daniel conheceu as instalações onde funcionam os equipamentos oftalmológicos adquiridos. Ele foi conduzido pela superintendente do HU, Angela Silva. “Hoje estamos aqui para agradecer especialmente ao deputado João Daniel, porque essa foi a única emenda individual de parlamentar por Sergipe para o HU. Outras emendas também são valorosas, mas essa foi conseguida em uma época bastante difícil. De forma espontânea, ele [João Daniel] se ofereceu para que pudéssemos concretizar um excelente serviço de oftalmologia. São equipamentos top de linha, sendo que, em Sergipe, alguns deles só estão disponíveis aqui no hospital”, ressaltou a gestora.

O deputado João Daniel (SE) se mostrou bastante satisfeito com o que pôde observar no local. “Para nós, é muito importante tudo isso, ficamos muito felizes em ver de perto a organização, a capacidade e o compromisso da UFS, em especial do Hospital Universitário de Sergipe e toda a sua equipe. Estão de parabéns o reitor, a superintendente e todos os trabalhadores. Podem contar comigo em todos os anos para compromissos de emendas impositivas para a Saúde, seja para o HU de Aracaju ou para o HU de Lagarto”, afirmou o parlamentar.

Atualmente, o HU-UFS consegue realizar de 350 a 400 consultas oftalmológicas por mês, além de cerca de 600 exames nesta área. Um deles é a tomografia de coerência óptica (OCT), que ajuda a detectar condições oculares de forma precoce, a exemplo de degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética e glaucoma.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Andreza Azevedo

Unidade de Comunicação Social do HU-UFS