Ter, 03 de julho de 2018, 10:55

Centro de Simulações integra atendimentos e práticas no campus de Lagarto
Prédio inclui setor de obstetrícia, estrutura de UTI, depósito de medicamentos, salas para realização de exames, dentre outros

O mês de julho começa com uma boa notícia para os moradores de Lagarto e região. O campus de Lagarto passa a contar com o Centro de Simulações e Práticas, estrutura multidisciplinar voltada para a prática dos estudantes e para atendimentos realizados pelos departamentos do campus. O prédio inclui setor de obstetrícia, brinquedoteca, depósito de medicamento, estrutura de UTI e salas para realização de exames, dentre outros. A área total construída é de 9.922,74 m², com investimento de cerca de R$ 21 milhões.

Na primeira semana de atividades, o centro já contou com ações como treinamento com simulador de UTI e atendimento do Ambulatório de Genética Médica, em parceria com a Associação Sergipana de Pessoas com Doenças Raras.

Quem esteve presente no primeiro atendimento foi a lavradora Luzia Santana, moradora da Zona Rural de Heliópolis (BA). Ela trouxe o filho adolescente, ainda sem diagnóstico definido. “Nós já passamos por vários tipos de médico e nenhum conseguiu até agora encontrar o que ele tem. Aí me falaram desse serviço daqui e eu vim conferir. É a primeira vez que estou entrando aqui na universidade. Achei a estrutura do espaço muito boa”.

Os estudantes do campus vão ter a oportunidade de realizar as práticas vistas em cada módulo/disciplina, com orientação de professores e tutores. A estrutura multidisciplinar do Centro de Simulações e Práticas inclui os departamentos de Educação em Saúde, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Terapia Ocupacional. O curso de Odontologia realiza os atendimentos na Clínica Escola, também localizado no campus.

O Centro de Simulações é uma parceria entre UFS, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e Secretaria Municipal de Lagarto.

Ana Laura Farias

Campus de Lagarto