Ter, 10 de julho de 2018, 12:59

Curso de Farmácia do campus São Cristóvão completa 18 anos
Homenagens começaram na segunda-feira, 8 e seguem até a próxima sexta, 13
Curso de Farmácia do campus São Cristóvão celebra 18 anos e solenidade de comemorações aconteceu no auditório da reitoria (Fotos: Schirlene Reis / Ascom UFS)(

Criado através das resoluções nº 13/2000 e nº 14/2000, o curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (campus São Cristóvão) celebra seus 18 anos nesta terça-feira, 10 de julho. Para comemorar a data, o departamento elaborou uma programação especial que teve início na manhã de ontem, 9, no auditório da reitoria.

Na ocasião, foram homenageados docentes, discentes e servidores que desempenharam papel significativo no desenvolvimento do curso e, posteriormente, da criação do seu próprio departamento na instituição.

Homenageado por ter sido o idealizador da graduação em Farmácia no campus São Cristóvão, o reitor da UFS, professor Angelo Roberto Antoniolli, falou sobre as dificuldades que enfrentou ao longo do processo e sobre o quão gratificante tem sido a expansão dos estudos e das pesqiosas de uma área tão importante para a ciência.

O reitor da UFS, professor Angelo Antoniolii, foi homenageado por ser o idealizador do curso na UFS

“Trazer o curso de Farmácia para a UFS não foi uma tarefa fácil. Muitas foram as críticas e os empecilhos que permearam a desistência, mas era fundamental estruturar ainda mais a pesquisa na área de Saúde na nossa instituição e, consequentemente, no estado. Hoje, temos um curso com conceito 4 pelo MEC, que expandiu para a pós-graduação em Ciências Farmacêuticas – com emstrado e doutorado - e que, atualmente, forma profissionais altamente capacitados para atuarem dentro e fora do nosso país. É um curso que atinge a maioridade como deve ser: com responsabilidade e autonomia. E ver isso de perto ´´e uma honra. Aliás, é uma honra fazer parte dessa profissão”, disse o reitor.

Atualmente, a graduação em Farmácia do campus São Cristóvão conta com 385 estudantes ativos e 474 egressos, além de um corpo docente com 16 efetivos e um substituto.

Confira a galeria de fotos do evento.

A professora Dulce Marta Schimieguel salientou e evolução do curso e a predisposição de toda uma rede de apoio para estruturá-lo.

Em seu discurso durante o evento, a professora Dulce Marta Schimieguel Mascarenhas salientou e evolução do curso e a predisposição de toda uma rede de apoio para estruturá-lo.

“O curso é feito para os alunos, pensando nos alunos, e é muito bom ver que atingimos esse apoio por parte dos professores e dos técnicos. Há professores que estão conosco desde o início e isso só fortalece o curso e suas evoluções. Hoje, estamos trabalhando para o conceito 5 do MEC e o avanço nas linhas de pesquisa da nossa pós-graduação, mas estamos no caminho certo”, salientou a professora e coordenadora do evento.

Além dos docentes, técnicos e estudantes, estiveram presentes na homenagem membros dos Conselhos Federal de Regional de Farmácia, centro acadêmico e autoridades políticas.

As comemorações aos 18 anos do curso de Farmácia darão continuidade até a próxima seta-feira, 13.