Qui, 26 de julho de 2018, 10:34

Mistura de tradição e contemporaneidade marca novo logotipo da UFS
Manual de uso da marca também foi disponibilizado
Logotipo se soma ao brasão redesenhado para compôr identidade visual da instituição

Para comemorar seus 50 anos, a Universidade Federal de Sergipe resolveu criar uma nova identidade visual. O projeto, que começou com o redesenho do brasão, inclui agora um logotipo e um manual de uso das marcas. Forma desenhada das letras U, F e S, o logotipo destina-se ao uso geral, em todas as publicações, ficando o brasão reservado ao conteúdo produzido pela reitoria e subunidades em publicações oficiais, além de documentos como diplomas.

“Nos seus 50 anos, a UFS passou por vários momentos históricos, de transformações importantes. Pensamos em um logotipo que não fosse rígido, estático. Mas com movimento, dinâmica, representando todas essas transformações, também simbolizando as áreas do saber e que falasse ao mesmo tempo de tradição e contemporaneidade”, explicou o designer Rogério Torres, criador do projeto.

Para dialogar com a tradição, a identidade do logotipo foi construída usando elementos do construtivismo. “A linguagem construtivista que foi muito explorada no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 — década em que a universidade foi criada. Vários prédios mais antigos do campus sede, por exemplo, refletem essa estética”, disse.

Estética construtivista, em voga na época da criação da universidade, foi resgatada na criação do logotipo, explicou o designer Rogério Torres, responsável pelo projeto (Fotos: Adilson Andrade/AscomUFS)

A contemporaneidade, explica o manual da marca, se insere pela busca constante de uma linguagem clara entre o público interno e externo à universidade, dinamizando a imagem institucional e ajustando seus signos visuais às novas necessidades tecnológicas.

Manual da marca

O manual da marca é um documento que traz orientações sobre a padronização do uso da marca UFS, nas mais diversas circunstâncias de aplicação. Ele visa impedir que as assinaturas gráficas da instituição sejam distorcidas ou mal-empregadas.

“O quanto uma imagem pode ser reduzida sem distorção, de que modo eu posso aplicá-la, quais as cores, formato, qual a tipografia que deve ser empregada, todas essas diretrizes estão no manual com o objetivo de manter a integridade da identidade da marca”, afirma Rogério.

Manual de marcas traz padronização de assinatura visual para as unidades administrativas (Fonte: Manual da marca)

Um outro benefício que o projeto de identidade visual trouxe consigo foi a padronização da assinatura visual para as unidades administrativas. A ideia é facilitar a identificação dos setores por parte do público e torna desnecessário o trabalho constante de elaboração de novas marcas individuais.

Lançamento

Lançamento do logotipo e manual reuniu membro da administração no último dia 11

A cerimônia de lançamento do logotipo e manual aconteceu no último dia 11 de julho e reuniu os membros da administração na Sala dos Conselhos, na Reitoria. Rogério Torres, que já fez parte do corpo docente do Departamento de Artes Visuais e Design (DAVD) da instituição, trabalhou também no desenvolvimento do selo que comemora os 50 anos da instituição.

As marcas e o manual de uso podem ser acessados na seção Brasão e Marcas do Portal UFS.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Qui, 26 de julho de 2018, 14:13