Ter, 11 de setembro de 2018, 11:38

Encontro discute educação ambiental e cultura em escola de Nossa Senhora da Glória
Projetos foram apresentados aos alunos da rede pública
Representantes apresentaram os projetos “XiqueXique” e “Opará”, desenvolvidos na região. (fotos: divulgação)

Ensinar e aprender a partir do compromisso com a questão ambiental, social e cultural como prática pedagógica interdisciplinar e participativa. Este foi um dos temas apresentados e discutidos na manhã da última quarta, 05, com estudantes e professores do Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, em Nossa Senhora da Glória, no Sertão sergipano. O debate ocorreu durante um encontro dos projetos Educação Tutorial (ação da Pró-Reitoria de Graduação) e Opará: águas do rio São Francisco, ambos realizados pela Universidade Federal de Sergipe.

Durante a atividade foi destacado o trabalho desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) realizado pelo Grupo de Pesquisa XiqueXique do campus do Sertão, em Glória.

“Tivemos a oportunidade de trabalhar a cultura do nordeste através da discussão ambiental com foco para o rio São Francisco. Esta atividade de formação em educação ambiental e cultura ganhou destaque com a apresentação dos aspectos socioculturais que marcam a região do semiárido", destaca professora Patricia Rosalba, do PET.

Também foram apresentadas as experiências socioambientais do projeto Opará: águas do rio São Francisco, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. "Integrar as atividades da universidade às escolas estaduais localizadas no Alto Sertão de Sergipe é importante para o fortalecimento dos ideais de preservação ambiental e cultural da região”, diz o coordenador geral do projeto, Antenor Aguiar.

Para a estudante Ludmilla Nascimento, a ação foi uma oportunidade para troca de experiências. “Hoje foi uma atividade produtiva onde a gente aprendeu várias coisas sobre o nosso Nordeste e a nossa cultura. Além disso, conhecemos os projetos desenvolvidos pela UFS, ações muito importantes que aproximam as escolas estaduais da universidade e fazem com que aprendamos todos juntos”, afirma.

Segundo o professor do centro de excelência Ismael Almeida, a ação foi uma importante experiência ao trazer a universidade para a escola. “Foi gratificante. A gente acabou ultrapassando os muros que muitas vezes existem entre escola e universidade. Agora os alunos percebem que a universidade é mais próxima e que muitas vezes está atuando em favor da nossa comunidade”, observa.

PET e PBL

Estudantes da rede estadual de ensino puderam debater sobre educação ambiental e cultura.

O projeto “Ensino e extensão: interdisciplinaridade e educação tutorial” atua no campo do ensino, através do qual é ofertado apoio pedagógico aos estudantes dos do 1º e 2º ciclos do campus do Sertão que se encontrem com dificuldades na assimilação de conteúdos, considerando as competências e habilidades de cada curso. O desenvolvimento das ações é aplicado com a participação de estudantes em ações de apoio pedagógico e de extensão, pois se trata de uma maneira essencial de consolidação da formação universitária nos campos de ensino e da extensão, além da formação humanística e cidadã.

As ações do projeto incluem planejamento e realização das atividades nas escolas estaduais de ensino médio, onde são divulgados os cursos do campus do Sertão, as atividades desenvolvidas e a metodologia PBL, além de seminário de apresentação das ações e avaliação dos resultados.

O projeto mobiliza estudantes dos cursos de Zootecnia, Agroindústria, Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica em torno de uma prática pedagógica com base na metodologia de ensino do modelo de Aprendizagem Baseado em Problemas (ABP), também conhecido como PBL (do inglês Problem Based Learning). Esta prática tem ênfase no aprendizado autodirigido centrado no aluno e com foco para a interdisciplinaridade de forma a estimular o estudante a resolver situação/problema, sendo o papel do professor o de auxiliar nessas buscas e nas discussões do grupo tutorial, agindo como um motivador.

O formato de ensino e aprendizagem com base na técnica ABP é adotado pelo campus do Sertão para estruturar preferencialmente cursos com turmas pequenas, com um tutor e número reduzido de alunos.

Outra ação do Programa de Educação Tutorial é identificar problemas como baixa renda dos estudantes e o impacto da descoberta/encontro com o método PBL, o que inclui a formação experiências dos estudantes com o modelo tradicional de ensino, o que acarreta em processos de desistências e baixo aproveitamento, especialmente nos primeiros e segundo ciclos de ensino.

Projeto Opará: águas do rio São Francisco

Presente em Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e de Reserva Legal no Sertão de Sergipe e Alagoas, o projeto Opará: águas do rio São Francisco desenvolve com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, ações de sustentabilidade nas comunidades do Perímetro Irrigado Jacaré-Curituba (entre Poço Redondo e Canindé do São Francisco), e na Reserva Mato da Onça, em Pão de Açúcar, Alagoas.

O projeto é executado pela Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco Canoa de Tolda em parceria com a UFS, incluindo o campus do Sertão e visa recuperar e fortalecer a valorização, preservação, proteção e conservação do patrimônio natural e cultural do rio São Francisco.

As atividades de educação ambiental abrangem cursos, palestras, treinamentos, educomunicação, seminários, dias de campo, exposição em feiras e atividades de mobilização realizadas por meio de eventos técnico-científicos, visitas nas comunidades do baixo São Francisco, feiras e ações em escolas da região.

Com informações do Projeto Opará: águas do rio São Francisco

Atualizado em: Ter, 11 de setembro de 2018, 11:51