Sex, 11 de fevereiro de 2011, 05:06

Prefeitura do Campus reforma vias e constrói novos estacionamentos
Prefeitura do Campus reforma vias e constrói novos estacionamentos

Técnicos, professores e alunos devem estar atentos, pois algumas vias estão interditadas


A Prefeitura do Campus (Prefcamp), através do Departamento de Obras e Fiscalização (Dofis), informa que algumas vias do campus de São Cristóvão estão interditadas para a reforma do anel viário e construção de novos estacionamentos, conforme divulgado em 13/09/2010 na matéria “UFS investe 204 milhões em obras e projetos em todos os campi”.

A reforma do anel viário tem como objetivo a recomposição da estrutura do pavimento do campus. Segundo o engenheiro do Dofis, Manoel Fernando, “a atual estrutura já estava demasiadamente desgastada e não dava conta do crescente fluxo de veículos que vem ocorrendo com a expansão da UFS”.

O antigo pavimento em asfalto, com seus vários trincamentos, buracos e remendos, será totalmente removido. O novo pavimento será de paralelepípedos impermeabilizados com rejuntamento em argamassa.

Segundo nota da Prefeitura do Campus, “o revestimento em paralelepípedos constitui um método avaliado como mais econômico tanto para a execução quanto para manutenção em longo prazo”. A nota diz ainda que “este tipo de pavimento é compatível com a velocidade máxima de 40 Km/h admitida no campus.”

A UFS projetou a estrutura do pavimento para ter uma durabilidade de 20 anos sem a necessidade de manutenções significativas. A obra contempla ainda a recuperação e expansão do sistema de drenagem e calçadas, como também a construção de novos estacionamentos.

A cargo da Bracon Construtora Ltda., e orçada em mais de 8 milhões, o prazo para término da obra está previsto para o mês de novembro de 2011.

Vias alternativas

Para execução da obra, algumas vias tiveram que ser interditadas temporariamente, porém, segundo o engenheiro Manoel Fernando, “para minimizar os transtornos, o Dofis tem trabalhado, juntamente com a Prefcamp, para minimizar tais incômodos, buscando disponibilizar vias e estacionamentos alternativos até que se concluam os serviços”.

Veja os locais interditados e as vias alternativas. Esses locais devem durar até o dia 15 de fevereiro e mudarão de acordo com o decorrer das reformas.

“Com as alterações que estamos fazendo no trânsito do campus, em breve teremos a disposição estacionamentos amplos, arborizados e em número suficiente, calçadas novas para o trânsito de pedestres e vias de acesso de veículos mais seguras e adequadas ao nosso trânsito interno”, afirma o engenheiro.

Ascom
comunica@ufs.br



Atualizado em: Sex, 11 de fevereiro de 2011, 05:06