Seg, 05 de novembro de 2018, 15:39

Começam as atividades da V Semana Acadêmica
Programação segue até sexta, 9, em todos os seis campi
 Orquestra Sinfônica da UFS (Osufs) participou da cerimônia de abertura da V Semac. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Durante toda esta semana, de 5 e 9 de novembro, acontece na UFS a V Semana Acadêmico-Cultural (Semac). A edição deste ano traz o tema “Autonomia, diálogo e integração na educação superior”. A programação abrange os seis campi (São Cristóvão, Aracaju, Laranjeiras, Itabaiana, Lagarto e Glória) e conta com eventos científicos e atividades culturais e artísticas. Após a celebração de abertura, foi dado início ao I Encontro Sergipano de Processo de Enfermagem, um dos eventos inseridos na programação da Semac.

Veja as fotos do evento

Para a vice-reitora Iara Campelo, a Semac existe para garantir a discussão sobre o que é produzido pela universidade.

A abertura da Semac ocorreu durante a manhã desta segunda, 5, e contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFS (Osufs). Para Alaíde Hermínia, pró-reitora de Extensão, a proposta do evento é apresentar a Semac como espaço de envolvimento entre discentes, docentes e servidores em todos os campi da UFS.

“Irão ocorrer os encontros já consagrados na programação anual nas áreas de pesquisa e extensão, eventos promovidos pelos diversos departamentos, o Colóquio Paulo Freire e, além disso, uma vasta programação cultural e artística, com três tendas que serão palco de mostras culturais, tecnológicas e atrações musicais, dispostas no Memorial da Democracia”, diz.

A proposta é apresentar a Semac como espaço de envolvimento entre discentes, docentes e servidores em todos os campi, diz a pró-reitora de Extensão Alaíde Hermínia.

Para a vice-reitora Iara Campelo, a Semana Acadêmico-Cultural existe para garantir a discussão sobre o que é produzido pela universidade, apontando o retorno social para a comunidade externa. “Hoje a universidade tem que incorporar em sua formação os debates étnicos, de gênero, de pessoas com deficiência, ou seja, que aborde questões reais da sociedade”, salienta.

Dentre os eventos que integram a Semac, estão: 28º Encontro de Iniciação Científica, 6º Encontro de Iniciação à Extensão, 10º Encontro de Pós-Graduação e o 10º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico.

A programação cultural apresenta bandas como Usina Sound, Cidade Dormitório, Membrana, grupo Burungundanga, entre outros.

Encontro de Enfermagem

Joseilze Santos, coordenadora do evento de Enfermagem, afirma que encontro terá participação de palestrantes da UFS, UFPB, UFPE e Unifesp.

Atrelado à abertura da Semac, foram iniciadas as atividades do I Encontro de Processo de Enfermagem, evento de extensão organizado pelo Grupo de Estudos em Metodologias Assistenciais em Enfermagem (Gemae), do Departamento de Enfermagem (DEN).

De acordo com professora Joseilze Santos, coordenadora do evento, o encontro terá participação de palestrantes da UFS, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O encontro é aberto para representantes das entidades de classe, alunos de graduação e de pós-graduação, pesquisadores e profissionais da enfermagem.

“O evento irá trazer discussões acerca do processo de enfermagem, que é uma ferramenta de assistência de enfermagem sistematizada e fundamentada em um referencial teórico de grande importância para o público da área”, esclarece.

Para Evelyn Layane, estudante do 5º período de Enfermagem, a Semac é o espaço para ampliar os conhecimentos profissionais. “Estou procurando aprender mais sobre a área de Processo de Enfermagem, para ir além do tema que estudo por quase dois anos, que é a assistência ao pré-natal”, diz.

Evelyn também irá participar do 6º Encontro de Iniciação à Extensão para assistir o evento promovido pelo “Nascer no Caminho da Humanização”, projeto de extensão do campus de Lagarto que foi expandido para o campus de Aracaju.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Seg, 05 de novembro de 2018, 16:45