Qua, 07 de novembro de 2018, 19:01

Semente: evento aborda empreendedorismo e inovação
Ações seguem até sexta dentro da programação da Semac

A tenda circo, localizada no Memorial da Democracia do campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe, foi palco para mais uma atividade da II Semana de Empreendedorismo da UFS (Semente). O evento que aconteceu hoje, 07, e segue até sexta-feira, 09, integra a programação da V Semana Acadêmico-Cultural (Semac) e contou com a presença do convidado Cleberson Vieira, formado em administração e coordenador da Missão Canadá,que tem a proposta de acelerar startups. O palestrante falou sobre empreendedorismo e inovação com o conhecimento do Vale do Silício.

Palestrante, Cleberson Vieira, conta que "a sociedade está vivendo a quarta revolução industrial". (Fotografias: Paulo Marques - Ascom/UFS)

“Nessa corrida de inovação, surgem às startups. Muito se vê, fala, lê e comenta, mas às vezes não sabem o seu significado. Startups é uma nova forma de fazer negócios”, explicou Cleberson. Para o palestrante, ideias podem sair de qualquer lugar, porém há critérios para classificá-la como startup. “A ideia que vai ser operacionalizada precisa ser escalável, ter um baixo custo operacional e gerar um impacto social”, relata.

03

Josielly Oliveira, ouvinte da palestra, é estudante do oitavo período do curso de Música da UFS. Para ela, é importante entender o básico sobre empreendedorismo na área musical e em diversas outras. “Você não consegue vender sua música se não tiver o mínimo de conhecimento sobre empreendedorismo. É necessário entender sobre marketing, produção, relações pessoais e imagem. Aparentemente, são noções estudadas pela administração, mas são conhecimentos que devem permear várias áreas”, conta a jovem.

A discente salienta, ainda, que empreendedorismo é como uma semente. “Em tudo que fazemos plantamos uma semente. Dessa maneira, esperamos que ela cresça e produza frutos, mas para isso é preciso cuidar. É nesse sentido que o empreendedorismo ocupa seu espaço”, explica.

02

Assim como Josielly e com um sonho em mente, Wesley Santana, estudante de Engenharia Civil, relata sobre o que o motivou a participar do evento. “Sempre tive o sonho de empreender. Vi, com a Semana de Empreendedorismo da UFS, a oportunidade de buscar explicações sobre a temática e refletir sobre o futuro desse segmento”, conta.

Programação da Semente

Palestras, oficinas, workshops, feiras, exposições e talkshows serão realizados pela Semana de Empreendedorismo da UFS, através do Programa de Educação Empreendedora (Empreender UFS). Confira aqui a programação completa.

Atualizado em: Qui, 08 de novembro de 2018, 09:46