Qua, 07 de novembro de 2018, 19:05

Comunidade acadêmica realiza debate sobre trabalho e formação profissional em saúde
Discussão tratou do fortalecimento da presença do assistente social na área; evento ocorreu no auditório do CCSA
O evento contou com  a participação do professor Mario Roberto Dal Poz, que já foi coordenador de Recursos Humanos em Saúde da OMS
O evento contou com a participação do professor Mario Roberto Dal Poz, que já foi coordenador de Recursos Humanos em Saúde da OMS

No terceiro dia da V Semana Acadêmico-Cultural (Semac), o Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), através do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (Geps), realizou palestra com o tema “O debate contemporâneo sobre trabalho e formação profissional em saúde”. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira, 07, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

A professora e coordenadora do Geps, Vania Carvalho, diz que o objetivo era discutir as perspectivas de pesquisa na área de saúde, tanto do ponto de vista metodológico como também em termos de temas interessantes e oportunos na atualidade.

A docente explica que o profissional de Serviço Social deve ser encarado com um membro da equipe de saúde. “Nós precisamos fortalecer essa atribuição do assistente social enquanto pesquisador, enquanto profissional que vai verificar quais os problemas que estão acontecendo na área da saúde”.

Para Vania Carvalho, a ideia era trazer temas relacionados a pesquisa na área de saúde, em específico sobre Serviço Social

Na ocasião, participou também o professor do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Mario Roberto Dal Poz. Ele foi coordenador de Recursos Humanos em Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS) até 2012.

Laissa Eduarda Silva, estudante de Serviço Social, foi uma das que participou da palestra. “Foi muito interessante para mim, porque eu pretendo seguir a área da saúde e todos os conhecimentos aqui adquiridos vão me ajudar posteriormente, até mesmo no meu TCC”.

Laissa Eduarda Silva pretende utilizar os conhecimentos adquiridos na palestra em seu TCC

Isabelle Mendonça, mestranda em Serviço Social e Política Social pela UFS, também achou a discussão positiva. "Como eu pesquiso na área de saúde, estou participando desse momento que está sendo proporcionado pela Semac, que eu acho que tem muito para contribuir, tanto para os estudantes de graduação como para o de pós-graduação”, diz.

Segundo a estudante, “o debate de hoje é muito importante, pois traz a atuação dos grupos de pesquisa em saúde. Também é interessante para os discentes poderem se aproximar das pesquisas que seu curso faz, tanto do Departamento de Serviço Social , como do programa de pós-graduação. Então são espaços, são grupos de pesquisas com professores que estão aqui dizendo o que a universidade tem contribuído para a sociedade com seus estudos”.

A mestranda Isabelle Mendonça acredita que o tema do evento é relevante para a graduação e pós-graduação em Serviço Social

comunica@ufs.br

Atualizado em: Qui, 08 de novembro de 2018, 09:51