Ter, 27 de novembro de 2018, 19:48

In-Comunicações trata da reinvenção do Nordeste
Evento segue até esta sexta-feira, 30
O evento reúne estudantes e professores de todos os cursos que fazem parte do Departamento de Comunicação Social (Foto: Paulo Marques/bolsista Ascom UFS)

A quinta edição do In-Comunicações começou nesta terça-feira, 27, e vai até a próxima sexta-feira, 30. O evento é realizado pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e integra os seus três cursos: Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Cinema e Audiovisual. No primeiro dia de atividades, o evento, que está sendo realizado no auditório do DCOS, contou com a mesa de abertura “O Sertão no Cinema Brasileiro Contemporâneo”, com os professores Alberto da Silva, da Universidade Sorbonne, em Paris, e Diogo Velasco da UFS.

Saiba mais sobre a programação e inscrições

Segundo Carina Ochi Flexor, professora do DCOS e organizadora geral do evento, o In-Comunicações é um laboratório de práticas para os estudantes de comunicação. “É um evento que é organizado por estudantes e professores dos cursos que a gente tem aqui. E também, desde o ano passado, com estudantes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM)”, conta.

A professora Carina Flexor está à frente do In-Comunicações há dois anos

A edição deste ano traz discussões acerca do tema “Reinvenção do Nordeste: Regionalismos e Identidade no século XXI”. “A cada ano a gente divulga um tema ‘guarda-chuva’ para o departamento. Isso quer dizer que vai atravessar os projetos dos cursos. Esse tema é debatido nas reuniões do departamento com todos os professores, daí durante o ano, eles vão trabalhando o tema em suas disciplinas de várias formas”, explica a professora.

Milena Guimarães, estudante do segundo período de Publicidade e Propaganda, acredita que o tema é necessário. “Nosso Interdisciplinar – projeto que envolve todas as disciplinas do curso – foi feito sobre isso: “Reinvenção do Nordeste”, e surgiram coisas maravilhosas. Reflexões sobre como a gente se aceita como nordestino e como as outras pessoas veem o tanto que tem pra melhorar ainda. O evento vem justamente com essa proposta, fazer com que as pessoas, e até a gente mesmo, tenham outros olhos para o Nordeste”, complementa.

Este é o primeiro ano que a estudante de Publicidade e Propaganda, Milena Guimarães, participa do evento

O evento tem atividades de naturezas diversas: palestras, mesas-redondas, oficinas. Para Carina, algo que deve chamar a atenção é que o In-Comunicações nasceu como evento local, mas que agora é nacional. “No ano passado, ele ganhou o status de evento nacional e esse ano a gente dá o primeiro passo rumo à internacionalização”.

Ainda de acordo com a professora, amanhã a programação vai contar com uma comemoração pelos 24 anos do curso de Jornalismo na universidade. “Amanhã a gente faz um evento às 17h30, com a presença do repórter da TV Globo e ex-aluno do curso de Jornalismo da UFS, Ben- Hur Correia”, antecipa.

Cleisson Alves, estudante de Cinema e Audiovisual, espera participar de diversas atividades promovidas pelo evento

Cleisson Alves, estudante do quarto período de Cinema e Audiovisual, diz que pretende aproveitar ao máximo as atividades do In-Comunicações 2018. “Ano passado eu não pude vir porque eu não estava, mas agora que eu estou aqui espero que seja melhor que o anterior, que eu sei que foi muito bom, as pessoas comentaram. E eu sei que é algo importante pro curso”, falou.

Atualizado em: Qua, 28 de novembro de 2018, 09:52