Qui, 29 de novembro de 2018, 11:59

Professor da UFS recebe Ordem do Mérito Cultural, maior honraria pública da Cultura
Saulo Ferreira foi aluno da UFS e atua no Departamento de Música
Saulo é professor substituto da UFS desde abril deste ano. (foto: Diego Ferreira)

O professor substituto do Departamento de Música da UFS Saulo José Ferreira dos Santos foi uma das 35 personalidades e instituições homenageadas na cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC) ocorrida na noite de ontem, 28, em Brasília. O presidente da República Michel Temer e o ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão fizeram a entrega no Palácio do Planalto. A honraria é concedida àqueles que se destacaram no cenário cultural, contribuindo para o desenvolvimento do país. Trata-se da maior honraria concedida no campo da Cultura.

Veja o vídeo da entrega (a partir de 1min09)

“Comigo aqui estão os Ferreira e os Gouveia. Estão meu pai e minha mãe. Comigo estão os meus irmãos, do sangue, da música e da vida. Estão as mais lindas flores, Mariana e Amanda. Aqui estão os meus queridos alunos, com os quais aprendo todos os dias. Comigo estão os meus conterrâneos, a incluir, gente com quem devo ter cruzado pelas ruas da minha cidade, mesmo sem ter tido a honra de chamá-los pelo nome. Comigo está a certeza de que a arte cura, salva, faz refletir, faz mudar pensamentos e quebrar paradigmas. Faz futuro. Agradeço imensamente aos que direta e indiretamente me possibilitaram os valores e a erudição. Simplesmente, não há mérito sem oportunidade”, afirmou Saulo após a solenidade.

Professor substituto desde abril deste ano, Saulo é compositor e guitarrista. Faz shows com o Ferraro Trio, o Jazz III, o Saulo Ferreira Quarteto e o Canjica Trio. Mescla jazz, música africana e influências nordestinas. Já foi coordenador pedagógico da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, em Aracaju, e professor do Conservatório de Música de Sergipe.

Saulo fez mestrado em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2016) e graduou-se em Música pela UFS (2013) e em Comunicação Social pela Universidade Tiradentes (2007). Veja o currículo completo abaixo da matéria.

Ordem do Mérito Cultural

O tema da OMC deste ano, Cultura gera Futuro, reforça a economia criativa como vetor fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país. A seleção dos 35 agraciados considerou o aspecto da promoção de desenvolvimento, sem deixar de buscar a diversidade de áreas culturais, de regiões, de raça e de gênero. Entre os agraciados, há desde artistas emblemáticos e grandes empresários do setor até personalidades da cultura popular local e renomados museus e instituições culturais brasileiras e de fora do País.

Mais de 700 pessoas e instituições já foram homenageadas desde a primeira edição, em 1995. A escolha é resultado de um processo rigoroso, que se inicia com indicações feitas por cidadãos e cidadãs. A partir daí, segue-se um processo de seleção que parte de uma Comissão Técnica, passa pelo Conselho da Ordem do Mérito Cultural e chega à Presidência da República.

O Ministério da Cultura recebeu indicações para a OMC 2018 entre 21 de maio e 25 de junho. No período, qualquer cidadão teve a oportunidade de indicar grupos artísticos, pessoas físicas, iniciativas culturais ou instituições.

A Ordem do Mérito Cultural é composta por três classes: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. Este ano, integram a classe Grã-Cruz seis agraciados; a classe Comendador tem 12 nomes; a classe Cavaleiro, 7. É possível que a mesma pessoa receba a comenda mais de uma vez, porém em classes diferentes. Os órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras são admitidos na Ordem sem grau de classes -- este ano serão dez.

Veja a relação dos 35 agraciados aqui.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Cultura

Imagem da foto-legenda: arquivo pessoal.