Ter, 18 de dezembro de 2018, 16:37

Relembre os fatos que marcaram o ano na UFS
Em 2018 foi comemorado o cinquentenário da instituição
Arte: Giordana Belotti/bolsista Ascom UFS.
Arte: Giordana Belotti/bolsista Ascom UFS.

Este ano foi um dos mais significativos para a Universidade Federal de Sergipe. Além de comemorar os 50 anos de existência, a instituição também esteve envolvida em grandes acontecimentos em 2018, tais como: a instalação da Subestação SE UFS 69 kv, a manutenção do 38º lugar nacional e 6ª posição no Nordeste da UFS no Ranking Universitário Folha, a aprovação de novos cursos de mestrado e doutorado e formatura da primeira turma de Medicina e Odontologia do campus de Lagarto.

Veja como foi o ano da UFS a partir da seleção das notícias produzidas pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom).

50 anos


Retro2

Sempre um mês especial, maio deste ano teve um brilho diferente. Com cerimônia realizada no Teatro Tobias Barreto, a UFS comemorou seus 50 anos prestando homenagens a dezenas de servidores que contribuíram e contribuem para o crescimento da universidade através de entrega de medalhas. Na ocasião, também se apresentaram a Orquestra Sinfônica e o Coro da instituição. Ao longo do ano, demais servidores também foram homenageados.


Retro3

Criada oficialmente em 15 de maio de 1968, a UFS surgiu da incorporação de escolas superiores já existentes em Sergipe: Faculdade de Ciências Econômicas e Escola de Química (1948); Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia (1950); Escola de Serviço Social (1954); e Faculdade de Ciências Médicas (1961).

Em 1987, em observância à Resolução 01/87 do Conselho Universitário (Consu), o primeiro campus universitário passou a ser denominado “Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campus” (campus de São Cristóvão).

Atualmente, a UFS possui, além do campus localizado em São Cristóvão, os seguintes campi: Aracaju (Campus da Saúde Prof. João Cardoso do Nascimento Júnior), Itabaiana (Campus Prof. Alberto Carvalho), Lagarto (Prof. Antonio Garcia Filho), Laranjeiras e campus do Sertão (Nossa Senhora da Glória).

Referência energética


Retro4

Neste ano, a UFS se tornou a maior geradora de energia solar do estado de Sergipe. Isso se deu pela implantação de sistemas fotovoltaicos nos prédios da Biblioteca Central e da Didática V e a inauguração da Subestação SE UFS 69 kv, que tem cinco vezes mais tensão que o sistema utilizado anteriormente pela universidade. Todas essas unidades concentram-se no campus de São Cristóvão.

Em 2017, painéis fotovoltaicos já haviam sido instalados no Departamento de Engenharia Elétrica. O desenvolvimento de ações e projetos na área tem colocado a UFS num alto patamar energético e provocado a diminuição das despesas.

Formaturas em Lagarto


Retro5

Outro marco importante em 2018 foi a realização das formaturas das primeiras turmas de Medicina e Odontologia do campus de Lagarto.

Novos cursos de pós-graduação

Em 2018, a UFS recebeu grandes notícias referentes à pós-graduação. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou novos cursos: doutorados em Odontologia, Filosofia e Psicologia e mestrado profissional em Segurança, Sociedade e Políticas Públicas. A instituição possui mais de 60 cursos de pós stricto sensu.

Avaliações


Retro7

Pelo segundo ano consecutivo, a UFS manteve a 38ª posição entre 195 instituições públicas e privadas avaliadas no Ranking Universitário Folha (RUF) 2018. Entre as avaliadas na região Nordeste, a universidade manteve-se na 6ª colocação. Este ano se destacaram os cursos de Enfermagem, Computação, engenharias Civil e Elétrica, Filosofia, Educação Física e Nutrição.

Em relação ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2017, a UFS obteve cinco cursos com nota máxima: Química Industrial, Geografia (Bacharelado), e engenharias Ambiental e Sanitária, e da Computação.

Como forma de atrair a atenção dos estudantes para a importância do Enade, o professor João Severo, do Departamento de Engenharia Química (que congrega também o curso de Química Industrial), promoveu um desafio inusitado. A iniciativa foi de cortar o cabelo, que ele mantinha comprido há quase 20 anos, em troca do comprometimento dos alunos em realizar o exame com dedicação.


V Semac


Retro8

A V Semana Acadêmica da UFS (Semac) teve como tema principal "Autonomia, diálogo e integração na educação superior".

A programação contou com apresentações artísticas e culturais além dos tradicionais encontros de Iniciação Científica, Iniciação à Extensão, Pós-Graduação e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.


Premia  o pibic

No encerramento, ocorreu a tradicional entrega de prêmios aos estudantes e professores que se destacaram no Pibic e Pibiti. E, pelos 50 anos, a UFS também prestou homenagens para a professora Luciane Pimenta Cruz Romão (representante do primeiro grupo de discentes do Pibic), Tayanara Menezes Santos (representante do primeiro grupo de discentes do Pibiti), a professora Maria Augusta Mundim Vargas, (representante da primeira turma de Mestrado em Geografia) e Isabela Maria Monteiro Vieira (vencedora do 15º premio Destaque Nacional na Iniciação Tecnológica na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias dentre 35 mil candidatos).


Biblioteca Central recebe nome de dom Luciano Cabral


Retro10

A Biblioteca Central, localizada no campus de São Cristóvão, recebeu o nome de dom Luciano José Cabral Duarte, arcebispo emérito de Aracaju e um dos fundadores da universidade. A cerimônia de aposição da placa do nome contou com a participação de Carmen Dolores Cabral Duarte, irmã de dom Luciano.


Retro13

Dom Luciano é natural de Aracaju, nasceu em 1925 e foi ordenado sacerdote em 1948. Foi professor e o primeiro diretor da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe. Obteve doutorado em Filosofia pela Sorbonne e foi o primeiro presidente do Conselho Diretor da UFS. Dom Luciano faleceu em maio deste ano aos 93 anos.

Inauguração da Didática VII


Retro14

Em junho deste ano, a UFS inaugurou o prédio da Didática VII no campus de São Cristóvão. O projeto arquitetônico, cuja área é de 11.295,94 m² e comporta mais de três mil estudantes, teve um investimento aproximado de R$ 26 milhões. Suas dependências integrarão os programas de pós-graduação, o Departamento de Música e um Observatório Social, onde são desenvolvidas pesquisas das mais diversas áreas de conhecimento voltadas às demandas do estado de Sergipe. Veja o vídeo da inauguração.

Novo centro de competições


Retro15

Um novo Centro de Competições também foi inaugurado na Cidade Universitária. O ambiente, que antes apresentava algumas limitações relacionadas à organização, agora oferece um espaço mais estruturado com uma sala para os projetos e pisos de alta resistência para os projetos das engenharias.

Honoris causa


Retro16

A Universidade Federal de Sergipe concedeu o título de doutor honoris causa a Paulo Freire (in memoriam) em sessão solene dos Conselhos Superiores por ocasião das comemorações dos 50 anos da instituição.

Segundo o Estatuto da UFS, o título de doutor honoris causa é concedido a personalidades que se destacaram pelo saber seja pela atuação em prol da Filosofia, Ciências, Técnica, Artes e Letras seja pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos. Na ocasião, a viúva do homenageado, Ana Maria Araújo Freire, recebeu as honras.


Retro17

Quem recebeu o mesmo título foi João Cardoso do Nascimento Júnior (in memoriam), primeiro reitor da instituição, de 1968 a 1972. O homenageado foi responsável pela criação dos cursos de Odontologia, Engenharia Química, licenciatura em Química, Ciências Biológicas, Matemática, Física, Administração e Ciências Contábeis.

Conquistas


Retro18

Sempre buscando estimular a pesquisa e a atividade acadêmica, a UFS conheceu mais uma vez ótimos resultados. Foram premiações nas áreas de: Fonoaudiologia, Jornalismo, Ciências da Saúde, e tantas outras.

Além disso, é necessário destacar também as menções honrosas que a UFS recebeu pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e no Congresso Brasileiro de Anatomia.

10 anos da Rádio UFS


Retro19

A Rádio UFS FM 92,1 MHz celebrou 10 anos de existência. O desafio agora é expandir o sinal aos campi do interior. Ao longo de sua trajetória, a rádio tem tido seu trabalho reconhecido através de recebimento de vários prêmios.

HU

O Hospital Universitário (HU) também desenvolveu diversas ações no decorrer do ano. Cientistas do HU participaram de pesquisa que comprova que a microcefalia contraída através do vírus Zika possui fator genético. O artigo científico resultante da pesquisa, que foi liderada pela Universidade de São Paulo (USP), foi publicado no mês de fevereiro no periódico Nature Communications, um dos mais prestigiados do mundo.

E, através do Setor de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI), estudantes da UFS criaram projetos para desenvolver sistemas para diversos setores do HU. A iniciativa é melhorar a gestão da informação no hospital.

Esportes


Retro20

Mais uma vez, o judô nos rendeu alegrias no esporte. A estudante de Engenharia de Materiais, Istelina Silva foi campeã nos jogos Pan-Americanos Universitários, que aconteceram em julho deste ano na cidade de São Paulo. A atleta trouxe duas medalhas de ouro para Sergipe: uma pelo desempenho individual na categoria pesado (+78 kg) e outra junto à equipe feminina universitária.


Retro21

Além disso, 2018 também foi ano para a UFS receber visitas especiais. A dupla de vôlei de praia Guto Dulinsk e Lucas Lima aproveitou que estava em Aracaju para etapa do Circuito Brasileiro e participou de bate-papo com a comunidade acadêmica no campus de São Cristóvão. Desafios da vida de um atleta profissional, rotina de treinos e preparação para competições foram alguns dos assuntos debatidos.

Internacional

O projeto Nascer no Caminho da Humanização, realizado no campus de Lagarto, foi levado para o curso da Japan Internacional Cooperation Agency (JICA), no Japão. O projeto, voltado à humanização do parto e ao direito de escolha das gestantes, foi representado pela professora Rosemar Mendes.


Retro22

E, com o objetivo de apresentar protocolo de intenções de relacionamento entre Israel e Sergipe, sobretudo para buscar as fontes de pesquisa de produtividade e tecnologia, o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, reuniu-se esse ano com o reitor da UFS, professor Angelo Antoniolli. Na ocasião, o embaixador ressaltou a abertura da política educacional em Israel e a importância do desenvolvimento de pesquisas que visem integralizar os países.

35º Fasc

O Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que ficou cerca de 30 anos sem acontecer, foi retomado no ano passado e a UFS é uma das organizadoras do evento. O Fasc foi visto durante anos como um dos maiores festivais gratuitos de música, gastronomia, arte e cultura do Brasil. Em 2018, foi a 35ª edição do evento. Foram mais 100 atrações nacionais e sergipanas, todas com representatividade artística para simbolizar o Brasil.

Pesar

Em 2018, a Universidade Federal de Sergipe também perdeu alguns dos seus estudantes, técnicos e professores. Com pesar, os nossos sinceros sentimentos às famílias de: Fernando Lins de Carvalho (professor aposentado do Departamento de Ciências Sociais), Nilton Pedro (ex-diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas), Cleovansóstenes Pereira Aguiar (professor aposentado do Departamento de Medicina), Ada Augusta (professora do Departamento de Educação), Walber Carlos Cunha (aluno de Ciências Contábeis), Paulo Fontes (professor do Departamento de Letras), Edelzuíta Barbosa dos Santos (técnica administrativa aposentada do CCET e CCBS), Josias Máximo de Jesus (professor do Departamento de Engenharia Química) e Norma Maria dos Santos (assistente em administração aposentada da Assessoria de Comunicação e na Divisão de Concursos de Vestibular).

Ascom

comunica@ufs.br

Fotos: Ascom, arquivo pessoal e arquivos UFS.


Atualizado em: Qui, 20 de dezembro de 2018, 14:43
Notícias UFS