Ter, 05 de fevereiro de 2019, 19:25

“Tecnologias sociais” é tema de oficina em evento do Núcleo de Empreendedorismo
Conjunto de atividades é uma pré-exposição do evento oficial, que acontecerá em abril

Na tarde desta terça-feira, 05, o Departamento de Letras Libras (Deli) foi espaço para a realização da oficina “Tecnologias Geradas nas Agrárias e na Saúde” com a professora Tereza Raquel Ribeiro de Sena, do Departamento de Fonoaudiologia (DFO) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A oficina fez parte da programação da primeira edição da Vitrine Tecnológica, evento idealizado pelo Núcleo de Empreendedorismo da UFS e que acontecerá oficialmente no mês de abril.

De acordo com a organização do evento, a Vitrine serve de espaço para debate, criação e disseminação de novas tecnologias, seus tipos e aplicabilidades no mundo. E, com foco específico no uso da tecnologia com marisqueiras e pescadores artesanais da Ilha Mem de Sá, em Itaporanga d’Ajuda, a professora Tereza apresentou na oficina sua experiência imersiva nessas comunidades, com o intuito de preservar a saúde dessas pessoas.

“É preciso buscar formas de  mudar a realidade para que essas pessoas tenham melhores condições de vida, novas rendas e tenham outros aproveitamentos dos seus produtos e subprodutos” relata Tereza Raquel, professora que apresentou a oficina (Fotos: Ana Clara Abreu/bolsista Ascom UFS)
“É preciso buscar formas de mudar a realidade para que essas pessoas tenham melhores condições de vida, novas rendas e tenham outros aproveitamentos dos seus produtos e subprodutos” relata Tereza Raquel, professora que apresentou a oficina (Fotos: Ana Clara Abreu/bolsista Ascom UFS)

Ela conta que, com o auxílio de outras áreas de conhecimento, puderam ser desenvolvidas novas formas de melhorar o trabalho na região. “O diferencial dessa oficina é que ela tem tecnologia social, muda uma realidade, mas a gente não trabalha só com as áreas da saúde. Temos, junto com a Fonoaudiologia, a Engenharia Agrícola, que pensa maquinários e tenta descobrir melhores condições de trabalho, a equipe de Engenharia de Alimentos que decide como esse produto vai ser condicionado de forma adequada, além de outros cursos”, enfatiza.

João Vinicius Fontes Silva, aluno do curso de Educação Física, acredita que a oficina pode ser tema de futuros trabalhos. “É uma perspectiva diferente de entender certos problemas e assim poder achar uma solução; seria a questão do ‘empreender’ mesmo”, afirma.

Um dos participantes do evento foi João Vinicius, estudante de Educação Física

Segundo Augusto César Vieira dos Santos, coordenador do evento e professor do Departamento de Secretariado Executivo (DSE), a Vitrine Tecnológica tem como objetivo principal fazer com que seja discutida a tecnologia na instituição. “Facilitar a discussão da tecnologia na comunidade acadêmica e comunidade externa e, como vitrine, apresentar todos os produtos, patentes e modelos que são desenvolvidos na universidade”, complementa.

“O evento busca que a comunidade acadêmica comece a se envolver em discussões que envolva tecnologia e inovação” comenta o coordenador do evento, Augusto César

Essa amostra pré-evento continua acontecendo hoje, até as 20h, no Departamento de Letras Libras e no Centro de Vivência do campus de São Cristóvão. Já a Vitrine Tecnológica, evento oficial, ocorrerá em abril, ainda sem data definida. Para mais informações, entre em contato com o Empreender UFS através do e-mail empreenderufs@gmail.com.