Ter, 12 de fevereiro de 2019, 14:51

Farmácia do HU tem novas instalações
O espaço foi reformado e ampliado, passando de uma área de 60m² para 296m²

A partir deste mês, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passa a contar com um Setor de Farmácia Hospitalar (SFH) totalmente estruturado para atender às demandas da área. O espaço foi reformado e ampliado, passando de uma área de 60m² para 296m².

Uma breve confraternização nesta terça-feira, 12, marcou o início do pleno funcionamento das instalações. A superintendente do HU-UFS, Angela Silva, esteve no local. “Para mim, é motivo de muito orgulho ter uma estrutura desse porte em um hospital que conta hoje com 107 leitos. Estou satisfeita com o espaço que está sendo proporcionado aos profissionais da área de Farmácia. Isso resultará também em um melhor atendimento para os nossos pacientes”, comentou a gestora.

Para o chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do HU-UFS, Fábio Ramalho, não se trata apenas de uma reforma, mas também do atendimento completo a alguns itens da legislação. “No novo espaço, 12 salas atendem a todas as demandas necessárias para o funcionamento ideal do setor, a exemplo de sala para serviço de informação sobre medicamentos; Central de Abastecimento, Farmácia Clínica; Área de Expedição e Recebimento; Controle e Distribuição e um estar para os plantonistas”, descreveu.

“Quero aproveitar para agradecer à governança do HU e a todos que de alguma forma contribuíram para que essa estrutura fosse entregue. Esse é um sonho que vira realidade, para que a gente consiga ofertar um serviço com cada vez mais qualidade para o usuário do Sistema Único de Saúde”, complementou Fábio.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2013, o HU-UFS é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Andreza Azevedo

Unidade de Comunicação HU-UFS