Qua, 27 de fevereiro de 2019, 16:23

Campus de Lagarto promove atividade sobre saúde em praça no centro da cidade
Essa é 8ª edição da mostra que congrega ações realizadas em 30 comunidades
Img 0192

A praça Artur Gomes, conhecida como praça da Caixa D’Água, no centro de Lagarto, foi alvo de várias exposições na última sexta-feira, 22. O evento teve como objetivo apresentar os trabalhos realizados pelos alunos do primeiro ciclo (correspondente ao primeiro ano) da disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC) de todos os cursos do campus da região Centro-Sul, totalizando 400 envolvidos.

Essa é a oitava edição da Mostra de Experiências da PEC, que ocorre em espaços públicos da cidade. O trabalho foi realizado em cerca de 30 comunidades da cidade e teve a participação da Secretaria Municipal de Saúde.

“Eles aprendem que o importante não é a cura nem reabilitação: o primordial é você prevenir e promover saúde”, diz a professora Lavínia Machado.

De acordo com a coordenadora da mostra, Lavínia Machado, os alunos acompanham as atividades das equipes de saúde da família, principalmente o que o agente de saúde faz. “Eles aprendem como funciona o SUS, como deve ser a atenção básica, como as equipes de saúde da família devem ser se comportar”.

Professor da PEC desde 2012, Roberto Lacerda diz que “a PEC é extremamente importante porque propicia ao aluno a inserção da realidade de forma precoce”.

Apresentações culturais

O evento contou com apresentações culturais, como recitação de poemas, música e exposição, realizadas pelos próprios alunos. Para Roberto Lacerda, um dos professores da disciplina de Prática de Ensino, o aluno amadurece muito nesse primeiro ano.

“É uma avaliação muito positiva ele vivenciar a realidade das comunidades diferentes da realidade dele. Com isso, além deles [os alunos] associar os conhecimentos teóricos à prática, também desenvolvem conhecimento interpessoais, capacidade de diálogo, visão crítica, capacidade de escuta”, ressalta.

Para a diretora do campus de Lagarto, Adriana Carvalho, a PEC quebra as barreiras entre a teoria e a prática.

Retorno

Para Adriana Carvalho, diretora do campus, a mostra nesses espaços é uma forma de retorno para a comunidade “Nós estamos mostrando para a comunidade tudo que o campus está desenvolvendo juntos com os alunos. Assim, dando um retorno para aqueles que estão fazendo parte da aprendizagem desses alunos”.

“A gente tem desde o início um contato com essa realidade que é diferente daquela que eu tinha antes de entrar na universidade”, diz a estudante de Medicina, Lara Faro.

Para a aluna do curso de Medicina, Lara Faro, através da mostra ela pode ter um contato mais próximo com as comunidades carentes. “É muito bom para desenvolver o lado humano na área da saúde e também para ter noção da importância do SUS. Assim, podemos valorizar e buscar melhorias para o SUS”.

“A PEC me engrandeceu muito”, diz a estudante de Farmácia Sabrina Romanne.

Para Sabrina Romanne, estudante de Farmácia, a PEC também proporciona boas experiências. “Na PEC, a gente percebe que as pessoas merecem uma atenção maior, que talvez elas não tenham. Faz você se aproximar da comunidade, faz você olhar as pessoas com um olhar para contribuir e ajudar aquelas pessoas”.

Duas das comunidades atendidas pelo projeto foram Rio das Vacas e Mangabeira, localizadas próximas ao povoado Colônia Treze.

Atualizado em: Qui, 28 de fevereiro de 2019, 11:47