Seg, 11 de março de 2019, 17:15

Com parceria da UFS, projeto “Algodão em Consórcios Agroecológicos” é lançado em Glória
Ideia é produzir mais de 70 toneladas de pluma orgânica e em transição apenas no primeiro ano de atividades

Será lançado nesta terça-feira, 12, às 8h, no Auditório do campus Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Nossa Senhora da Glória, o projeto “Algodão em Consórcios Agroecológicos”. Seu objetivo é a geração de renda para mais de duas mil famílias agricultoras com o aprimoramento e expansão do algodão agroecológico consorciado com outras culturas alimentares em seis estados do semiárido nordestino.

A estimativa de produção é de mais de 70 toneladas de pluma orgânica e em transição no primeiro ano de atividades, juntamente com 127 toneladas de feijão, 242 de milho e 23 de gergelim.

A iniciativa, que teve início em agosto de 2018, é coordenada pela organização Diaconia, em parceria com a Embrapa Algodão e a UFS. O projeto conta com um subsídio financeiro de R$ 5 milhões destinado pelo Instituto C&A e a duração é de dois anos.

O professor Felipe Jafilm, coordenador do projeto pela UFS, afirmou que o convênio fortalece a ação do campus do Sertão para que o resgate da cultura do algodão se dê com a participação da agricultura familiar em bases agroecológicas, fazendo com que os agricultores avancem na cadeia do produto. “O objetivo do evento amanhã é celebrar esse convênio, assim como a diversificação produtiva na Bacia Leiteira do Alto Sertão Sergipano, juntamente com os representantes de todas as parcerias desse projeto”, complementa.

Paralelo à produção, haverá o fortalecimento dos Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade Orgânica (OPACs) – associações habilitadas em conferir o Selo Orgânico Brasileiro aos produtos consorciados –, através de ONGs locais com experiência em Agroecologia, que serão responsáveis pelo assessoramento técnico.

À UFS, caberá estudar meios para agregar valor às culturas no tocante ao processamento dos produtos do consórcio (feijão, milho e gergelim), assim como estar envolvida na formação do OPAC no estado de Sergipe.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Diaconia

Atualizado em: Ter, 12 de março de 2019, 10:07