Qua, 10 de abril de 2019, 11:57

Palestra sobre políticas públicas em igualdade racial acontece na quinta, 11
Professora Nilma Lino, da UFMG, será a palestrante

Na próxima quinta-feira, 11, a partir das 13h, a Universidade Federal de Sergipe sediará o seminário “Políticas Públicas, Educação e Luta Antirracista: desafios em tempo de retrocessos”, trazendo como palestrante a professora da UFMG e ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas em Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes.

O evento acontecerá no auditório da Adufs, na Universidade Federal de Sergipe, e será promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi)/Centro de Educação e Ciências Humanas e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, com apoio do Sintese e da Adufs.

O seminário traz em sua abertura a apresentação do “Samba de Coco do Mocambo”, seguida pela palestra da ex-ministra. À tarde a programação segue com a roda de conversa com os movimentos sociais, trazendo o tema “O papel do Movimento Negro e da universidade na luta antirracista: desafios atuais”. O evento contará também com a exposição do Projeto Resgatando nossas Raízes: Memorial Brejão dos Negros, desenvolvido pelos alunos e pelas alunas do Colégio Estadual Amélia Maria Lima Machado.

Às 19h30, Nilma Lino lançará seu livro “O Movimento Negro Educador”, com prefácio do prof. Boaventura Sousa Santos. A obra traz importantes reflexões acerca do papel fundamental do Movimento Negro como educador de uma sociedade ainda com práticas racistas. Reflete ainda sobre a importância do referido movimento na produção e disseminação de conhecimentos emancipatórios em relação à questão racial no Brasil.

Sobre Nilma Lino Gomes

Nascida em Belo Horizonte (MG), graduada em Pedagogia pela UFMG, mestre em Educação pela mesma Universidade e doutora em Antropologia Social pela USP, Nilma Lino foi a primeira mulher negra do Brasil a ser nomeada como reitora de uma universidade pública federal, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em 2013. Em 2015 assumiu o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Até o término do mandato de Dilma Rousseff.

Laila Thaíse Batista de Oliveira
Jornalista da Auto-organização de Mulheres Negras de Sergipe Rejane Maria