Sex, 26 de abril de 2019, 09:32

Evento do Programa Residência Pedagógica Biologia termina nesta sexta-feira
Atividades ocorrem no CCBS, no campus de São Cristóvão
I Semana de Formação do Programa Residência Pedagógica Biologia começou segunda, 22. (foto: divulgação)

Termina nesta sexta, 26, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) do campus de São Cristóvão, a I Semana de Formação do Programa Residência Pedagógica Biologia. As atividades começaram na segunda, 22.

“Esse evento é um momento de aproximar, rever, discutir, aprimorar essa interlocução dos resultados das ações da prática pedagógica”, diz o professor do Departamento de Educação (DED) Paulo Heimar, coordenador do programa.

O RP é formado por instituições de ensino superior, escolas, secretarias do estado e de municípios. Ainda para o coordenador, essa articulação tem como grande propósito aproximar a formação dos discentes na efetiva prática da docência.

“Essa programação é particular no sentido de que ela foi toda montada pelos residentes, que são alunos das licenciaturas, nesse caso de Biologia”, conta uma das coordenadoras Aline Lima, do Departamento de Biologia (DBI).

O evento teve a participação de preceptores (professores das escolas nas quais o programa atua).

Participação

Para o estudante Cláudio Filho, as atividades ajudam a entender a prática docente. (fotos: Ana Clara Abreu e Fernanda Roza/bolsistas Ascom UFS).

Cláudio Filho, estudante do 7º período de Biologia, conta que as atividades estão sendo muito interessantes.

“Como residentes, agentes de mudança no colégio, estamos recebendo orientações de como interagir e saber lidar com características que são peculiares na prática de professor”.

O ex-residente Paulo José ministrou um minicurso sobre elaboração de vídeo aula.

O ex-residente Paulo José ministrou um minicurso sobre a elaboração de vídeo aula. Ele apresentou várias técnicas que podem ser utilizadas na produção de conteúdos dinâmicos e interativos. “O ensino de Ciências tem evoluído e a tecnologia tem contribuído para essa evolução”, afirma.

A professora Aline acredita que, além de aproximar mais o aluno da universidade, as ações do programa têm contribuído: 1) para a carreira desses alunos como professores e 2) para a formação continuada, no caso dos preceptores.

Evento foi proposto pelos próprios residentes de Biologia, diz Aline Lima (dir.) ao lado de Claudiene Santos, ambas professoras do DBI.

“A nossa maior preocupação [com os estudantes] é formá-los para que possam ter mais segurança para atuar, sair da zona de conforto e fazer a diferença no sentido do ensino de Ciências e Biologia”, diz Aline.

A semana é uma iniciativa do Programa Residência Pedagógica (RP) da UFS junto com o Departamento de Biologia (DBI).

Sobre o RP

O Programa Residência Pedagógica (RP)/Capes da UFS está sob a coordenação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), através do professor Paulo Heimar.

O programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do curso.

Atualizado em: Sex, 26 de abril de 2019, 09:40