Seg, 29 de abril de 2019, 10:52

A inclusão também depende de você!
Rita de Cácia Santos Souza

Querid@s alun@s,

a atenção à pessoa com deficiência no Brasil não se deu na história de forma proporcional nas várias áreas. As pessoas com deficiência intelectual e motora, estavam em desvantagem em relação aos visuais e auditivos, provavelmente pelas dificuldades de atuação com estes, o que, apesar dos avanços científicos, ainda estamos aprendendo, assim como vocês.

Nesse sentido, é importante que se identifiquem na matrícula ou na Divisão de Ações Inclusivas-DAIN. Ao se identificarem, a UFS irá se organizar informando as suas necessidades nas cadernetas dos/as professores/as para que possam recebê-los/as e preparar as aulas de forma mais acessível; a DAIN, dispõe de vários recursos e tecnologia assistiva que poderá ajudá-los/as no cotidiano, por exemplo: impressora em Braille e em alto relevo, tabletes, softwares de leitura de texto, livros digitais, lupas, intérpretes de libras, cadeiras de rodas, acompanhantes, monitores etc.; a biblioteca também poderá se organizar para apoio buscando livros mais acessíveis, pois temos o Setor de Acessibilidade que também dispõe de recursos de tecnologia assistiva, intérprete de Libras e especialista em Braille.

Temos também um Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em inclusão educacional e tecnologia assistiva- Núpita, que fica no Departamento de Educação, independente da sua área de formação você pode participar para ser protagonista de estudos e pesquisa na área.

É importante que vocês façam também a carteirinha de estudante, pois poderão se beneficiar com empréstimos de livros da biblioteca, entre outros aspectos.

A UFS também dispõe de atenção psicológica e fonoaudiológica, entre outras terapias.

Enfim, seja bem vind@s, estamos felizes com sua chegada, ajude-nos a fazer da UFS um lugar mais acessível!

Rita de Cácia Santos Souza é professora do Departamento de Educação.


Atualizado em: Seg, 29 de abril de 2019, 10:57