Qui, 02 de maio de 2019, 16:57

Clínica de Psicologia da Assistência Estudantil abre horário para agendamento
Direcionado a estudantes, atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8h às 17h
Novo espaço oferece acolhimento psicológico, psicoterapia individual e grupal, práticas interativas e oficinas em grupo (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Estudantes da UFS poderão comparecer à secretaria do Centro de Psicologia Aplicada – em um novo espaço entre o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Centro de Vivência, no campus São Cristóvão – para agendar serviços disponibilizados pela assistência estudantil a partir desta segunda-feira, 6. O atendimento é dividido em dois turnos: matutino (8h às 12h) e vespertino (13h às 17h).

Os serviços oferecidos pela Clínica de Psicologia da Assistência Estudantil são: acolhimento psicológico, psicoterapia individual e grupal, práticas interativas e oficinas em grupo. Esta última ainda será dividida em duas atividades: manejo de ansiedade acadêmica – voltado para alunos que se sentem desconfortáveis em apresentações ou véspera de provas, às segundas-feiras pela manhã – e orientação profissional/vocacional – às quintas pela tarde.

João Paulo Machado Feitoza, psicólogo da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), explica como o processo de agendamento é realizado. “Os atendimentos sempre são marcados. A pessoa tem que comparecer pessoalmente trazendo um documento de identidade ou a carteirinha da UFS para que possamos registrar os dados. A partir disso, nós marcamos a entrevista com os psicólogos, que recomendarão os serviços mais indicados para cada um”.

Estudantes devem levar documento de identidade ou carteirinha da UFS para agendar atendimento, explica o psicólogo João Paulo (Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O chefe da Coordenação de Assistência e Integração do Estudante (Codae/Proest), José Antonio Barreto Alves, fala sobre a demanda de estudantes por saúde mental. “Nossos alunos passam por necessidades nessa área que vão desde orientação para controle da ansiedade, timidez persistente ou excessiva, medo, pânico, insônia ou pensamentos suicidas. A preocupação da UFS com a crescente procura por esses temas relatados pelos alunos nos levou a melhorar tanto em estrutura física quanto em corpo técnico”.

"A preocupação da UFS com a crescente procura por esses temas relatados pelos alunos nos levou a melhorar tanto em estrutura física quanto em corpo técnico", fala José Antonio, da Codae

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) está à frente da administração da clínica. Posteriormente, segundo a Proex, os servidores terão atendimento em práticas integrativas e complementares, como por exemplo: massagens relaxantes, acupuntura e musicoterapia.

Para saber mais informações, entre em contato com o Serviço de Psicologia Aplicada através do email spae.ufs@gmail.com.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Qua, 08 de maio de 2019, 11:13