Seg, 27 de maio de 2019, 17:38

Sistema fotovoltaico é instalado no HU
Projeto é voltado para a iluminação do ambulatório; há três unidades de grande porte no campus de São Cristóvão
Sistema está constituído de 100 placas fotovoltaicas de 330Wp cada uma e dois inversores de 15kW. (foto: divulgação SFCR)

Mais um sistema fotovoltaico foi instalado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), dessa vez no ambulatório do Hospital Universitário de Aracaju (HU-UFS), no campus da Saúde. O Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR), que tem como um dos objetivos fornecer energia renovável e sustentável, foi financiado através da Energisa, que apoia projetos de eficiência energética e o uso racional, regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O projeto é voltado para a aplicação do sistema na iluminação interna e externa do ambulatório. “Com essa energia, as salas, os consultórios, toda a área do ambulatório torna-se autossustentável”, diz o professor Milthon Serna, que está à frente do projeto do SFRC. Ainda segundo ele, a escolha para implantação no ambulatório ocorreu por ser o local onde tem um alto fluxo de atendimento.

O SFCR possui uma potência nominal de 33kWp e usa uma estrutura sub-base com suportes fixos metálicos de alumínio galvanizados. O sistema está constituído de 100 placas fotovoltaicas de 330Wp cada uma e dois inversores de 15kW.

“Com essa energia, as salas, os consultórios, toda a área do ambulatório torna-se autossustentável”, diz o professor Milthon Serna. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

De acordo com o professor, esse sistema gera uma energia mensal aproximada de 4.350 kWh/mês, suficiente para fornecer energia elétrica a 23 residências familiares, diminuindo cerca de 18% do custo com esse insumo.

Os dados sobre a redução de gastos, o balanço energético e potencial do sistema no hospital está disponível no portal destinado para o monitoramento.

Próximas instalações

Desde 2017 está em funcionamento a subestação SE UFS 69 kV, que alimenta o campus de São Cristóvão - um investimento de R$ 5,3 milhões. A subestação está ligada à rede elétrica em 69 mil volts, cinco vezes mais tensão que o sistema anterior, que era de 13,8 kV.

A UFS conta com três unidades de grande porte em operação no campus de São Cristóvão: Departamento de Engenharia Elétrica, Biblioteca Central e Didática V. Agora, o Ambulatório do campus de Aracaju é a quarta unidade.

Ainda de acordo com Milton, dentro das unidades educativas, a UFS alcançou o posto de maior geradora desse tipo de energia em Sergipe e uma das maiores no Nordeste.

A próxima implantação do sistema será no Centro de Simulações do campus de Lagarto. Segundo Milthon, o projeto já está em fase de licitação para instalação. Há também um projeto em andamento para o campus do Sertão.

“Esse será um projeto de maior custo. Acreditamos que até o final desse ano já tenhamos algum resultado”, ressalta.

Atualizado em: Ter, 28 de maio de 2019, 09:42