Sex, 05 de julho de 2019, 14:25

Escola José Franklin integra ações de História, Esporte e Cidadania através do Programa Residência Pedagógica
Instituição de ensino fica no município da Barra dos Coqueiros

A Escola Estadual Professor José Franklin, localizada na Barra dos Coqueiros, é uma das instituições estaduais de ensino do ensino básico que participam do Programa de Residência Pedagógica (RP), incentivando a formação inicial de professores e permitindo a imersão de alunos da licenciatura no contexto escolar. O professor Antonio Lindvaldo Sousa, do Departamento de História da UFS, coordena o Residência Pedagógica na área de História e percebe a importância do RP para a formação dos licenciandos e a integração com a Educação Básica .

A residente Joelma Luciana Alves Santos, que atua na referida escola, percebeu que os estudantes que participaram dos Jogos Escolares da TV Sergipe, não dispunham de sapatos para jogarem. Resolveu, então, lançar a uma campanha para arrecadar calçados e doar aos estudantes da escola. Segundo a residente, a campanha foi supreendente porque conseguiu uma arrecadação adequada às necessidades dos estudantes. Os colegas residentes e a preceptora, a professora Adinagruber da Conceição Lima, envolveram-se na atividade de interferência na escola, dando força à ação. A realização dessa atividade provocou um aumento da autoestima nos residentes e nos alunos envolvidos que passaram a enxergar a importância da conexão entre UFS e a Educação Básica para a formação acadêmica e a melhoria da qualidade de ensino uma vez que foi despertado o interesse dos alunos em permanecer no ambiente escolar.

Além disso, foi possível a efetivação de ações interdisciplinares envolvendo a integração entre a História e a Educação Física e, sobretudo, a prova de que o Programa tem importância para a sociedade e, a qualificação dos residentes e melhoria da educação. A preceptora Adinagruber da Conceição, professora da escola, informa que, este ano, desempenhando o papel de professora preceptora no Programa Residência Pedagógica UFS - História, recebeu 9 residentes que, envolvidos com a comunidade escolar, foram logo sensibilizados com a situação dos nossos alunos do atletismo. Joelma Luciana, residente na turma do 7° A, iniciou uma no Instagram e, a partir disso, foram arrecadados em torno de 70 pares de tênis, gerando um ótimo desempenho dos atletas nos Jogos Escolares da TV Sergipe. Daniel, um dos alunos, foi destaque no atletismo e as meninas do mirim ficaram em 2° lugar. A residente afirma que os meninos ficaram muito felizes, uma vez que a maioria não tem condições de comprar um tênis, e essa emoção teve reflexo no resultado do processo de aprendizagem.

Joelma Luciana, relata que a experiência com a residência pedagógica tem sido de grande impacto na minha vida profissional, ao me colocar em contato direto com a escola pública e consequentemente com a realidade que a cerca. Para além disso, tem contribuído diretamente também com minha formação pessoal, uma vez que eu estou lá para ensinar, mas acabo aprendendo com eles todos os dias.

Para o docente Antônio Lindvaldo, o Programa Residência Pedagógica UFS-História tem contribuído para melhorar o cotidiano das escolas envolvidas. A prova disso é a ação da residente Joelma Luciana Alves Santos na campanha de arrecadação de calçados. Os residentes passaram a ser vistos de forma positiva pela escola e eles me relataram como estavam realizados por terem feito essa ação. Isso, certamente, elevou a autoestima tanto dos alunos, quanto dos residentes, conforme já dito. O Programa de Residência Pedagógica da UFS foi feito para isso mesmo. Nosso compromisso é promover uma imersão na escola, melhorando o cotidiano dentro e fora da sala de aula.

Delib Prograd