Seg, 19 de agosto de 2019, 08:47

Morre professora aposentada Rosilene Moretti Marçal, do Departamento de Farmácia
Velório ocorre a partir das 10h de hoje; enterro será amanhã
Rosilene foi uma das fundadoras do curso de Farmácia na UFS. (foto: arquivo pessoal)

Morreu ontem à noite, 18, a professora aposentada Rosilene Moretti Marçal, do Departamento de Farmácia. Seu corpo será velado a partir das 10h desta segunda-feira, 19, na sala 5 da Osaf (rua Itaporanga, 436). O enterro ocorre amanhã pela manhã.

Graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (USP), era doutora em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Realizou pós-doutoramento na Universidade de Leiden e no Plant Research International, na Holanda.

Ela foi uma das fundadoras do curso de Farmácia da UFS. Coordenou o Laboratório de Farmacodinâmica e Etnofarmacologia e foi coordenadora dos programas de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e em Biotecnologia de Recursos Naturais, ambos da UFS.

Suas linhas de pesquisas tinham o enfoque na investigação farmacológica de efeitos, respostas e mecanismo de ação de óleos essenciais e de compostos isolados de plantas e de outros produtos naturais. Mais recentemente, iniciou a investigação de efeitos de terapias baseadas em energia (biofield therapies) em modelos comportamentais em animais experimentais.

Com informações da Posgrap/UFS