Sex, 23 de agosto de 2019, 09:59

Congresso internacional vai promover uma reflexão sobre a utilização e exploração dos animais
Evento ocorre de 4 a 6 de setembro no campus de São Cristóvão
Arte: divulgação.

Quais as consequências da utilização e exploração dos animais na vida humana? Essa é uma das questões que será debatida no V Congresso Brasileiro (CBBDA) e II Latino Americano de Bioética e Direito dos Animais – Mãe terra: Direito da Natureza e dos animais, Diagnósticos e Perspectivas, a ser realizado de 4 a 6 de setembro no campus da UFS de São Cristóvão.

O evento é realizado pelo Instituto Abolicionista Animal (IAA) em parceria com a UFS, a Ufba e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SE) e com apoio de diversas entidades.

Dedicado a estudantes, técnicos, produtores, professores e interessados na causa animal, o evento recebe inscrições até o dia 6. Veja aqui como participar, a programação e outros detalhes.

Confira abaixo a entrevista com a professora do Departamento de Zootecnia da UFS Angela Ferreira, coordenadora local do evento.

A professora do Departamento de Zootecnia da UFS Angela Ferreira é a coordenadora local do evento. (foto: Diego DiSouza/Ascom UFS)

- Está cada dia mais em voga o debate acerca do direito animal e esse congresso vem tratar justamente disso. Poderia nos falar dos objetivos do evento?

O objetivo do evento é promover uma discussão bem ampla e multidisciplinar em relação a bioética, envolvendo a utilização do meio ambiente, a questão da utilização dos animais e como a sua exploração pode afetar também a vida humana. E, dentro desse contexto, apresentar para comunidade o avanço do direito animal e o quanto esse crescimento pode impactar, por exemplo, a atuação dos profissionais que lidam com produção animal para consumo, lazer, trabalho e pesquisa.

- Em que medida essas questões serão abordadas?

Eu acho que muita gente que irá participar do congresso vai reformular a sua percepção a respeito da relação com os animais. A gente vai discutir a questão de qual é a visão das Ciências Agrárias em relação aos animais e os temas do evento são voltados para discussões sobre o que são maus tratos e crueldade animal e como combater isso. Terá, também, uma palestra que vai versar sobre o advento da carne celular, além da discussão de temas voltados aos avanços dos direitos da natureza no Brasil e em outros países.

- E a expectativa em relação ao evento, uma vez que trata-se de um congresso internacional?

A expectativa é que o evento receba participantes de várias partes do Brasil e de outros países, a fim de que o debate se dissemine e que o conhecimento que circulará, nos três dias de evento, seja mola propulsora para mais pesquisas sobre os temas e que para que mais profissionais atuem promovendo melhorias importantes na criação de animais e no uso de recursos naturais. Para tanto, a programação está ampla e diversa.

- Qual a importância de sediar esse evento aqui em Sergipe, mais especificamente na UFS?

O evento promoverá a divulgação do estado de Sergipe como um dos polos referência em ações que levam em consideração as questões dos animais e do meio ambiente, no sentido de investir academicamente na busca de soluções que possam se tornar medidas de políticas públicas, coibindo cada vez mais os abusos contra os animais e o meio ambiente. Isso porque há um movimento global de buscar equilíbrio entre o consumo dos humanos e a preservação de outras espécies.

Atualizado em: Sex, 23 de agosto de 2019, 12:22