Seg, 04 de novembro de 2019, 14:32

Hospital Universitário de Lagarto é avaliado por usuários em pesquisa de satisfação
Dentre os quesitos pesquisados, estão atendimento e assistência, limpeza, tempo de espera e nutrição
Fotos: Marcelo Sandes/HUL.

Realizada entre os dias 22 de junho e 1º de julho de 2019, pesquisa interna de satisfação realizada com 317 usuários do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) mensurou a qualidade do atendimento e atenção prestado pela unidade hospitalar, relacionada aos aspectos estrutural, organizacional e de atendimento.

Foram avaliados quesitos como atendimento e assistência; higiene e limpeza; tempo de espera pelo atendimento; nível de confiança e indicação do hospital; além da questão da estrutura da unidade hospitalar em termos de conforto, espaço físico e nutrição clínica.

Além do HUL, a pesquisa foi realizada também nas outras 39 unidades da Rede Ebserh de Hospitais Universitários, com o resultado geral sendo disponibilizado esta semana pela empresa pública federal. No cômputo geral, considerando os 40 hospitais, 98,1% dos entrevistados indicariam o hospital universitário em que foi atendido a familiares e amigos. A pesquisa foi conduzida pela Ouvidoria-geral da Ebserh, com apoio das Ouvidorias das respectivas unidades hospitalares.

Resultado / HUL

Central d

No quesito que avalia a Higiene e Limpeza da unidade hospitalar, englobando tanto os consultórios quanto as enfermarias (incluindo salas de atendimento, banheiros e espaços de circulação no qual o usuário teve acesso), 100% dos usuários avaliaram como bom esse quesito. O HUL adota atualmente o Caderno de Boas Práticas em Hotelaria Hospitalar, documento que orienta as atividades de hotelaria para qualificar o atendimento, fortalecendo a cultura de indicadores e melhorias contínuas.

No item Organização do Hospital, abrangendo questões como atendimento, rotinas, fluxos, informações claras sobre formas de agendamento de consultas e exames, o índice de satisfação com o hospital Universitário de Lagarto chegou a mais de 85 por cento. O mesmo percentual de 85% foi verificado em relação ao quesito Refeições, que abrange qualidade, temperatura, apresentação e variedade das refeições ofertadas aos usuários da unidade hospitalar.

No item Atendimento e Assistência da Equipe, compreendendo resultados referentes à satisfação dos usuários quanto ao atendimento da equipe de recepção e portaria, bem como do atendimento e assistência prestada pelas equipes médicas, de enfermagem e multiprofissional, o HUL também obteve índice acima de 85% de satisfação. Para isso o hospital tem investido em capacitações, ações junto aos núcleos de humanização e ciclos de rodas de conversa envolvendo profissionais e usuários da unidade hospitalar.

Atendimento de porta e ambulatorial

No item Tempo de Espera pelo Atendimento, que avalia a percepção do usuário quanto ao tempo de espera no momento em que será realizada a consulta/internação, o índice de satisfação foi de 60% para o atendimento de porta (Pronto Socorro) e de mais de 80% para o atendimento ofertado no Ambulatório de Especialidades do HUL.

Na última avaliação, referente ao segundo ciclo de pesquisa de 2018, o índice relativo ao tempo de espera no atendimento de porta ficou em 42,09%. Sendo o HUL referência para atendimento de Urgência e Emergência, várias ações têm sido adotadas para a melhoria desse quesito, como reajustes em escala, otimização de triagem, convocação de novos profissionais, utilização de indicadores de qualidade, além de tratativas com os demais gestores de saúde para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde para a região Centro Sul de Sergipe.

Nesse processo de construção visando o melhor acolhimento e atendimento, ressalte-se a ampliação do funcionamento do Ambulatório de Especialidades do HUL com a oferta de consultas com profissionais médicos em cerca de 30 especialidades para o público adulto e pediátrico - o encaminhamento é feito via sistema estadual e municipal de regulação. O Ambulatório de Especialidades funciona no Centro de Simulações e Práticas do Campus UFS Lagarto.

Consulta de retorno e exames

Também foi avaliado pela pesquisa de satisfação o tempo de espera para agendamento de consulta de retorno, que obteve 50% de satisfação para o atendimento de porta e mais de 80% de satisfação para o atendimento no Ambulatório de Especialidades. E o índice de satisfação em relação ao tempo de espera para agendamento ou realização de exames na internação ou ambulatório, que obteve mais de 80% de satisfação por parte dos usuários consultados.

Sobre a Ebserh

O HUL-UFS é filiado à Rede Ebserh, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Marcelo Sandes

Unidade de Comunicação do HUL