Qui, 21 de novembro de 2019, 16:00

Enade será aplicado neste domingo, 24
Com duração de quatro horas, prova começa ao meio-dia

As mulheres são a maioria dos 435 mil inscritos para as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Elas representam 53% dos estudantes habilitados a fazer as provas, 234 mil; os homens são 201 mil, no ano em que as engenharias, somadas, tem o maior número de participantes: 156 mil, 35% do total.

Serão avaliados mais de 9 mil cursos de graduação em todo o país, entre eles, as engenharias que têm o maior número de inscritos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enade, aplicará as provas em 1.217 locais do país.

O Enade avaliará em 2019, os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança. O estado que registra o maior número de participantes é São Paulo (102 mil), seguido por Minas Gerais (55 mil) e Rio de Janeiro (37 mil).

A maior parte, 275 mil estudantes, tem até 25 anos de idade (63%). A maior parcela de participantes está matriculada em instituições de ensino superior da região Sudeste, 201 mil (46%).

A prova

As provas do Enade serão aplicadas neste domingo, 24 de novembro, às 12h, e têm 4 horas de duração. Os estudantes devem responder a 40 questões: 10 de formação geral, sendo 2 discursivas e 8 de múltipla escolha; as outras 30 questões são de componentes específicos da área de conhecimento do participante, sendo 3 discursivas e 27 de múltipla escolha.

Questionário do Estudante

O Enade é componente curricular obrigatório para os estudantes concluintes dos cursos avaliados na edição. Os participantes devem fazer a prova e responder ao Questionário do Estudante até esta quinta-feira, 21 de novembro. Só os estudantes que preenchem o questionário, conseguem visualizar o local do exame.

Aplicado desde 2004, o Enade é uma das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação conhecimentos, competências e habilidades dos concluintes. Os cursos de cada área são avaliados a cada 3 anos.

Acesse o Sistema Enade

Leia outras informações sobre o Enade

Assessoria de Comunicação Social do Inep