Qua, 18 de dezembro de 2019, 13:17

Seminário debate educação e assistência estudantil
Evento ocorre nesta quarta no auditório da Reitoria
Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS

Acontece nesta quarta-feira, 18, no auditório da Reitoria, no campus de São Cristóvão, o Seminário de Educação e Assistência Estudantil. O objetivo é tratar da política de permanência dos discentes no processo de formação acadêmica.

Trata-se de uma estratégia coletiva elaborada a partir dos apontamentos realizados no Seminário Nacional sobre o Trabalho de Assistentes Sociais na Assistência Estudantil, realizado em 2018 pelo Conselho Federal de Serviço Social.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFS (Proest), Mário Adriano, compôs a mesa da sessão de abertura. “Esse seminário é uma iniciativa dos assistentes sociais que lidam diretamente com os alunos assistidos e foi abraçado pela Proest, através da Coordenação de Assistência e Integração do Estudante (Codae)”, conta.

Em sua fala, Mário afirma que a assistência estudantil é o principal mecanismo de permanência dos estudantes, principalmente daqueles que estão em vulnerabilidade socioeconômica. “Se não existirem essas políticas, os alunos não são capazes de levar o curso com sucesso até o final”.

Para o pró-reitor Mário Adriano, a assistência estudantil é o principal mecanismo de permanência dos estudantes.

Nesse sentido, o debate se debruçou também sobre o atual momento da política de assistência estudantil do país, como explica Flávia Melo, assistente social da UFS e membro da comissão organizadora do evento. “Nós temos a preocupação e o compromisso com o trabalho que executamos no sentido de fazer com que a comunidade acadêmica compreenda o cenário que vem se colocando para a política pública da educação, especificamente o ensino superior”.

“A assistência estudantil tem como objetivo central a permanência dos estudantes em todo processo de formação do ensino superior. É um elemento estratégico que deve ser articulado ao tripé ensino, pesquisa e extensão”, complementa.

Segundo a assistente social Flávia Melo, a assistência estudantil é um elemento estratégico que deve ser articulado ao tripé ensino, pesquisa e extensão.

Atividades à tarde

A programação do evento se estende pela tarde de hoje, 18, com as conferências “A decadência do projeto de expansão do ensino superior e o desmonte da educação pública” (Roberto Leher - professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, reitor da UFRJ de 2015 a 2019) e “Ainda falta muito para que negras e negros sejam maioria no ensino superior. Como enfrentar o racismo e o conservadorismo no Brasil?” (Josiane Soares Santos - presidenta do CFESS, professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFS). O evento fechará com o lançamento de livros.

Atualizado em: Qua, 18 de dezembro de 2019, 13:21