Ter, 04 de fevereiro de 2020, 15:21

Cursinho organizado por discentes de Medicina de Lagarto comemora aprovações no Sisu
Quatorze alunos passaram em dez cursos da UFS
Projeto é voltado para estudantes e egressos de escolas públicas de Lagarto. (foto: divulgação)

O curso MedEnsina, formado por discentes do curso de Medicina do campus de Lagarto, comemora a aprovação de 14 alunos em dez cursos na UFS, via Sisu. O curso preparatório, voltado para estudantes e egressos de escolas públicas de Lagarto, é coordenado pela professora Rosangela Machado, do Departamento de Educação em Saúde.

Os 14 alunos foram aprovados em Administração, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Química, Fonoaudiologia, Geografia, Letras/Português, Medicina Veterinária e Psicologia. A professora Rosangela Machado comemora as aprovações.

“Em um momento histórico em que a maioria dos jovens se caracteriza por atividades individuais, termos universitários interessados em contribuir com o ingresso de outros jovens no ensino superior já é maravilhoso. E ver o índice de aprovação é ainda mais gratificante”, observa.

Um dos discentes de Medicina participante é Felipe Abud, do primeiro ciclo. “Esse resultado é motivo de muito orgulho, pois conseguimos ajudar a um bom número de jovens a continuarem com seus sonhos”, comenta.

O MedEnsina ofereceu, em 2019, aulas regulares e revisões e segue com as atividades em 2020. “A ideia é alcançar mais pessoas, disseminando a democratização do acesso ao ensino superior público de qualidade no interior do estado de Sergipe”, pontua Felipe.

O projeto conta com 43 estudantes ativos. Os resultados não incluem os cursos do campus de Lagarto, já que o vestibular abre inscrições de 12 a 18 de fevereiro. A docente e o estudante acreditam que o número de aprovações do MedEnsina deve aumentar, uma vez que o campus de Lagarto é a primeira opção de muitos dos jovens participantes.

Ainda de acordo com os organizadores, o cursinho vai decidir na próxima semana os detalhes sobre novas inscrições.

Cursinho do campus de São Cristóvão

Estudantes de Medicina do campus de São Cristóvão também organizam um cursinho preparatório para o Enem. Ontem, 3, houve a aula inaugural. Cinquenta estudantes de escolas públicas foram selecionados no final do ano passado para participar do “Cursinho Popular dr. Almir Santana”.

São cerca de 20 alunos do 2º período de Medicina que criaram esse curso com o propósito de ajudar outros estudantes a terem acesso a uma base com conteúdos voltados ao exame.

As inscrições já se encerraram.

Com informações de Ana Laura Farias

Campus de Lagarto