Sex, 06 de março de 2020, 14:20

HU recepciona cerca de cem novos residentes
A expectativa é que a chegada dos residentes colabore para que o HU continue sendo referência na formação em saúde

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou nesta sexta-feira, 6, uma recepção para os seus novos residentes em saúde. O evento é uma ação da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-UFS junto às comissões de residência médica e multiprofissional.

Para a coordenadora da Comissão de Residência Médica do HU-UFS (Coreme), Thaís Serafim, além de ser um evento de boas-vindas, a iniciativa é importante por tratar de temas que farão parte do cotidiano dos residentes.

“A programação envolve assuntos relevantes, como a importância da residência em saúde para a formação, direitos e deveres; o hospital visto pelo paciente; regulação em saúde e processos do hospital; prescrição segura; dentre outros. Tudo isso fará parte do dia a dia do nosso residente e esse evento serve para iniciá-los ou aprofundá-los nesses temas”, pontuou Thaís Serafim.

Referência

Para a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, que representou o reitor da UFS na abertura do evento, a expectativa é que a chegada dos novos residentes colabore para que o HU continue sendo referência na formação em saúde.

“Tive o privilégio de ter ajudado a criar as primeiras residências do HU. Ver esse auditório repleto hoje é, para mim, uma grande honra. Tenho certeza que o Hospital Universitário tem cumprido o seu grande papel nas áreas de assistência, ensino e saúde. A única coisa que posso pedir a esses residentes que estão chegando é dedicação e empenho, porque uma instituição de sucesso é feita por pessoas competentes”, afirmou a gestora.

O gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFS, Roque Pacheco, também prestigiou a abertura do evento. “Quero saudar a todos os residentes que conseguiram chegar até aqui. Temos uma excelente equipe de professores, de preceptores, pronta para receber a todos vocês [residentes] que, como sabemos, são a essência, junto aos estudantes de graduação, de um hospital universitário”, declarou o gerente.

Abertura

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe, Lucindo Quintans, e a secretária municipal de Saúde de Aracaju, Waneska Barbosa, também fizeram parte da mesa de abertura da recepção.

“Quero saudar a todos que estão chegando e lembrar da fala de um pensador alemão. Ele questionou ‘que tempos são esses em que temos que defender o óbvio?’. É preciso lembrar sempre que a educação, o saber, a formação qualificada, precisam ser expandidos. Atualmente a UFS é responsável por 90% do conhecimento científico gerado no estado. Fazer parte dessa instituição deve ser motivo de muito orgulho para todos”, lembrou Lucindo.

Programação

Participaram do evento cerca de cem novos residentes médicos e multiprofissionais. Eles tiveram acesso aos temas Residência em Saúde – Importância para a formação, direitos e deveres; O Hospital Visto pelo Paciente; Regulação em Saúde e Processos Do Hospital; Up To Date; Prescrição Segura; Preenchimento de Atestado de Óbito; Time de Reposta Rápida; Contratualização do HU com o SUS; Experiência dos Residentes; Conceitos Básicos da Assistência Terapêutica que envolve Sangue e Derivados e, finalmente, Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Andreza Azevedo

Núcleo de Comunicação Social do HU/Aracaju