Qui, 26 de março de 2020, 14:41

Prefeitura e UFS alinham parceria para atuação no combate à Covid-19
Um grupo será formado para conduzir essa frente em conjunto
O vice-reitor Valter Santana representou a UFS na reunião. (foto: Ascom SMS)

Para ampliar as ações de enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19) de maneira estratégica e eficaz, a Prefeitura de Aracaju vem atuando de forma conjunta não apenas por meio das secretarias que se somaram à pasta da Saúde, mas também no campo acadêmico. E para reforçar esse trabalho, nesta quarta-feira, 25, a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, juntamente com a equipe técnica da SMS, recebeu o vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, que colocou sua equipe à disposição do município na soma de esforços no combate à pandemia.

A partir dessa reunião, ficou encaminhada a formação de um grupo que irá conduzir essa frente em conjunto. “Nessa parceria com a Universidade discutimos sobre a utilização dos residentes, dos laboratórios, sobre a testagem rápida e o kit de laboratório para o diagnóstico do coronavírus. O grupo condutor será formado pela gestão juntamente com a UFS, para estabelecer um protocolo de fluxo para utilização dos testes, o trabalho das universidades não só na formação como também no contingente, na parte operacional no combate ao coronavírus”, declarou o secretário adjunto, Carlos Noronha.

O vice-reitor destacou que nesse momento de pandemia, as instituições precisam se somar às ações dos gestores, para que todos sejam preparados e os impactos negativos da pandemia sejam minimizados.

“Nesse sentido, a Universidade Federal de Sergipe soma-se à Secretaria Municipal da Saúde, com a disponibilização dos nossos docentes, principalmente da área de estatística e de saúde pública, dentro da expertise de cada um, somar as suas habilidades para interpretar os dados epidemiológicos que estão acontecendo aqui em Sergipe e o fruto dessa interpretação, para que as ações de gestão sejam mais precisas e focadas naquilo que interessa para o combate da pandemia”, anunciou Valter Santana.

A relação entre a instituição e a gestão municipal é permanente, e essa parceria tem como foco o desenvolvimento estratégico das ações no combate ao coronavírus. “O contato da instituição com o município já é perene. Nesse momento nós estamos intensificando essas ações, nos aproximando ainda mais para ajudar nesse combate, trazendo mais um apoio logístico, para que as ações gerenciais sejam mais precisas para o nosso município”, considerou o vice-reitor.

Ascom SMS

Atualizado em: Dom, 29 de março de 2020, 13:04