Sex, 05 de junho de 2020, 15:55

Colégio de Aplicação da UFS – 61 anos: “Um sonho que se torna realidade”
Nova Logomarca é lançada em comemoração aos 61 anos do CODAP

Fundado em 30 de junho de 1959, como Ginásio de Aplicação (GA) da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe (FAFI), o Colégio de Aplicação (Codap) completa em 2020 sessenta e um anos de existência. Uma história de resistências, mudanças e conquistas de uma das escolas de maior longevidade na história da educação sergipana.

Rememorar a história do Colégio de Aplicação é também refletir a respeito da memória institucional da Universidade Federal de Sergipe (UFS), uma vez que a FAFI foi um dos embriões que deu origem à UFS no ano de 1968.

Desde a sua fundação o Colégio de Aplicação funcionou na capital Aracaju, no prédio da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe. Em 1968, com a criação da UFS, a FAFI e o Colégio de Aplicação foram incorporados à Fundação Universidade Federal de Sergipe e continuaram instalados num único prédio, na mesma localidade.

Em 1981, com a inauguração do Campus Universitário, no município de São Cristóvão (SE), diversas unidades da UFS, entre elas, o Colégio de Aplicação foram transferidos para o novo local. Instalado no Campus Universitário, o Colégio de Aplicação ocupava todo o pavimento superior do prédio denominado de Didática III.

Em 1991 começou a ser pensada a redefinição pedagógica do Colégio que, entre outros aspectos, envolvia o projeto de construção de um prédio escolar originalmente pensado para o funcionamento de uma escola que atendesse a todos os níveis da educação básica. Naquele momento, os agentes educativos do Codap consideravam a conquista de um espaço específico um elemento decisivo para uma proposta pedagógica passível de mudanças e ampliações.

Há 26 anos, em 1994, a comunidade escolar participava da inauguração do atual prédio do Colégio com a presença do reitor, de autoridades locais e do ministro da educação.

Aos 61 anos do Codap, de modo especial, podemos recordar e celebrar essa conquista da construção de um espaço escolar no tecido do campus universitário “Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos”.

Nesse sentimento, a marca festiva dos 61 anos do Codap tomou como referência cores do prédio. Importante se faz, lembrar e valorizar o trabalho de diversos agentes da ação educativa que construíram essa conquista e recordar a mensagem que eles imprimiram na pedra fundamental do prédio atual: “Um sonho que se torna realidade”.

É fato que outros tantos sonhos, aqui configurados como desafios se avizinham. E, pensar o Codap, refletir sobre seu papel e perspectivas no contexto da UFS é uma tarefa que se impõe a toda comunidade universitária.

Muito ainda pode ser compreendido sobre a cultura educativa do Colégio. A documentação da escrituração escolar, da cultura material e o acervo audiovisual, custodiados e preservados no Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (Cemdap), contribuem para a elucidação de diferentes compreensões a respeito da trajetória do Colégio de Aplicação, de seus agentes educativos e, por conseguinte, da Universidade Federal de Sergipe.

Que o Codap sexagenário, na plenitude da sua maturidade, nunca deixe de sonhar!!!

Texto elaborado por:

Joaquim Tavares da Conceição

Marlucy Mary Gama Bispo

Logomarca: Jeane de Santana (Editora UFS)
Atualizado em: Sex, 05 de junho de 2020, 16:23